Deputada Rejane Dias realiza balanço de gestão e elenca principais ações

A conversa foi transmitida pelas plataformas digitais do Teresina Diário.


Deputada Rejane Dias realiza balanço de gestão e elenca principais ações Deputada federal Rejane Dias (PT) no 'Entrevista' / fotos: Pedro Silva - Teresina Diário

O Teresina Diário Entrevista recebeu a deputada federal Rejane Dias (PT). Na conversa transmitida pela TV Teresina Diário, nesta terça-feira (09), ela falou sobre os projetos desenvolvidos ao longo do mandato, realizou um balanço sobre sua atuação como parlamentar e dos planos futuros.

Um dos principais projetos desenvolvidos por sua gestão é o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), única instituição do Piauí a reunir e ofertar, através do Sistema único de Saúde (SUS), tratamento multidisciplinar de reabilitação para quem tem dificuldades físicas ou motoras.

“A minha grande prioridade é na área da pessoa com deficiência. Desde o meu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Piauí que criamos o Ceir, junto a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), no governo de Wellington Dias. Saiamos da necessidade de um espaço para acolher essas pessoas e oferecer o melhor serviço e esse sonho foi concluído”, destaca Rejane.

Jornalista Lívia Barradas e deputada federal Rejane Dias / foto: Pedro Silva - Teresina Diário

Em 2021, a deputada foi eleita a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, para um mandato de um ano. Ao tomar posse no cargo, ela defendeu a priorização das pessoas com deficiência na vacinação contra a Covid-19.

“As pessoas com deficiência correm um sério risco de se contaminar e, o que é pior, irem a óbito. As pessoas com síndrome de Down têm um potencial sete vez maior de agravarem com a doença”, afirma.

Ela destacou também alguns avanços legislativos para as pessoas com deficiência. Entre as proposições aprovadas estão vacinação prioritária para o segmento e a continuidade da isenção do IPI para carros adaptados. "O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a vacinar uma pessoa com deficiência”, disse.

Deputada federal Rejane Dias (PT) / foto: Pedro Silva - Teresina Diário

Enquanto deputada federal, Rejane acumula vários serviços significativos e relevantes:

Em Brasília, é um dos 5 parlamentares, entre 513, entre as mais atuantes;

1º no Ranking "Elas no Congresso";

1º entre os parlamentares mais produtivos segundo pesquisa do Instituto Legisla Brasil;

Durante seu mandato foram apresentadas 471 matérias;

Foi também autora da Lei que prevê a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas Escolas, dentre outros projetos e serviços.

Jornalista Lívia Barradas e deputada federal Rejane Dias / foto: Pedro Silva - Teresina Diário

Ainda em destaque, autora de várias leis, principalmente na parte da inclusão: Estatuto da Pessoa com Deficiência; Lei Romeu Mion. Defesa dos Direitos da Mulher; “Lei Gabriela Samadelo”; Lei de Distribuição de Absorventes; Sinal Vermelho/Violência contra a Mulher; e Rede de amparo à pacientes fibromiáugicos. Além das políticas sociais como: auxílio gás; cesta básica; e Investimentos na agricultura familiar.

A íntegra da entrevista, você encontra na TV Teresina Diário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login