Inclusão universitária: Piauí teve aumento de 13,8% em inscritos no ENEM 2022

No Piauí, a preparação para as provas vai além da sala de aula convencional


Inclusão universitária: Piauí teve aumento de 13,8% em inscritos no ENEM 2022

O Piauí é destaque nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 com percentual de 13,8% a mais do que 2021, superando inclusive a média nacional, que foi de 9,2%. Somados aos incentivos em sala de aula em toda a rede, o estado assume o papel de liderar ações de inclusão universitária com mais de 20 ações do Pré-ENEM Seduc. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro deste ano.

Em 2021, o Piauí teve cerca de 73.151 inscrições e neste ano esse número saltou para 83.308. Desse número total, 82.362 irão realizar as provas impressas tradicionais e 946 optaram pela versão digital do exame, que vem sendo implantado pelo INEP desde 2020. As aplicações digitais são opcionais. Os participantes escolhem, no ato de inscrição, pelo modelo digital ou pela tradicional prova em papel. 

Esse dado positivo do Piauí se deve a estratégia de busca ativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em todas as escolas e constante capacitação dos educadores e equipes multiprofissionais para dar suporte aos estudantes no retorno ao chão da escola após um longo período de isolamento social devido à pandemia.  

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e dão conta de um panorama geral das inscrições do ENEM para 2022. Além de uma autoavaliação, as provas darão a oportunidade de os estudantes terem acesso ao Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Instituições de educação superior portuguesas. Eles também poderão ter acesso a financiamento e apoio estudantil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ProUni, além de promover desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.  

No Piauí, a preparação para as provas vai além da sala de aula convencional. A equipe da Seduc, através do Pré-ENEM Seduc, promove revisões constantes no Canal Educação, caravanas presenciais em todo o estado e atividades de acompanhamento para êxito nas provas de redação, além de acompanhamento com equipes multiprofissionais para dar suporte aos estudantes.  


A diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (Uemtec), Viviane Carvalhedo, explica que as ações da Seduc não são só para os estudantes da rede estadual, mas para todos os interessados que participam do programa Pré-ENEM Seduc. 

“Nós ainda disponibilizamos o agente ENEM nas escolas estaduais, no período de inscrições, em todas as escolas com oferta de Ensino Médio. Uma pessoa para orientar e computadores disponíveis diuturnamente, para que o estudante que não tivesse acesso ou que precisasse de uma mentoria, de uma instrução para fazer inscrição do ENEM, tivesse o apoio pra realização das inscrições”, explicou Viviane. 

Entre ações ainda em execução, a equipe segue o planejamento e, em breve, será iniciado a agenda do Pré-ENEM na estrada, saindo de Teresina até Corrente, com as grandes revisões presenciais também transmitidas pelo Canal Educação e as plataformas da Seduc. “É essa a garantia que o Governo do Estado dá pra que os estudantes da rede, bom como todos os outros que estão em preparação para o exame, sigam na confiança de conseguir uma vaga no Ensino Superior”, finalizou a diretora.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login