• Teresina, 10/08/2022
  • Tempo Hoje: 21° | 21°

Hospital de Demerval Lobão começa a realizar cirurgias por videolaparoscopia

O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), assegura uma técnica minimamente invasiva, proporcionando maior segurança e reduzindo o tempo de internação do paciente.


Hospital de Demerval Lobão começa a realizar cirurgias por videolaparoscopia

Foto: Divulgação

O Hospital João Luís de Moraes, em Demerval Lobão, iniciou, nesta terça-feira (02), a realização de cirurgias através de videolaparoscopia. O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), assegura uma técnica minimamente invasiva, proporcionando maior segurança e reduzindo o tempo de internação do paciente. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, o objetivo é dar seguimento aos trabalhos de descentralização dos serviços de saúde dentro da rede estadual e melhorar o atendimento para a população. “Esta é mais uma conquista para a saúde do Piauí, há pouco mais de um ano começamos o projeto de implantação de torres de videolaparoscopia nos hospitais do estado e agora mais uma unidade de saúde está sendo contemplada com o serviço, que nos ajuda a levar para mais perto da população atendimento de tecnologia de ponta”, destaca o gestor. 

O diretor da unidade de saúde, Francisco das Chagas Frazão, explica os benefícios que este novo equipamento vai trazer para o hospital. “Com essa torre de videolaparoscopia vamos conseguir redução da nossa fila de espera e fornecer um procedimento cirúrgico de minimamente invasivo, que traz mais tranquilidade tanto aos profissionais de saúde como aos pacientes. A do  Hospital João Luís de Moraes feliz com essa nova tecnologia implantada, que vai ajudar a sermos mais resolutivos”, enfatiza o diretor. 

A torre videolaparoscopia é capaz de acessar quase todos os órgãos com um aparelho contendo uma minicâmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo, que podem ser gravados e utilizados em estudos e diagnósticos, assim possibilitando sua utilização em cirurgias de diversas especialidades.

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica mais moderna, menos invasiva, e que utiliza pequenas incisões para realizar uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos, como  cirurgia geral, de vesícula, biópsias intra-abdominais, cirurgias de esôfago, estômago, além de serem utilizadas nas áreas de ginecologia, urologia, ortopedia, otorrino e neurocirurgia, com ela é possível tratar a área afetada de uma forma cômoda, tanto para o cirurgião como para o paciente, sem necessidade de grandes incisões. O acesso às cirurgias de videolaparoscopia e à rede estadual de Saúde é por meio da fila de regulação do Sistema Único de Saúde.



LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco