Hospital de Demerval Lobão começa a realizar cirurgias por videolaparoscopia

O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), assegura uma técnica minimamente invasiva, proporcionando maior segurança e reduzindo o tempo de internação do paciente.


Hospital de Demerval Lobão começa a realizar cirurgias por videolaparoscopia Foto: Divulgação

O Hospital João Luís de Moraes, em Demerval Lobão, iniciou, nesta terça-feira (02), a realização de cirurgias através de videolaparoscopia. O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), assegura uma técnica minimamente invasiva, proporcionando maior segurança e reduzindo o tempo de internação do paciente. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, o objetivo é dar seguimento aos trabalhos de descentralização dos serviços de saúde dentro da rede estadual e melhorar o atendimento para a população. “Esta é mais uma conquista para a saúde do Piauí, há pouco mais de um ano começamos o projeto de implantação de torres de videolaparoscopia nos hospitais do estado e agora mais uma unidade de saúde está sendo contemplada com o serviço, que nos ajuda a levar para mais perto da população atendimento de tecnologia de ponta”, destaca o gestor. 

O diretor da unidade de saúde, Francisco das Chagas Frazão, explica os benefícios que este novo equipamento vai trazer para o hospital. “Com essa torre de videolaparoscopia vamos conseguir redução da nossa fila de espera e fornecer um procedimento cirúrgico de minimamente invasivo, que traz mais tranquilidade tanto aos profissionais de saúde como aos pacientes. A do  Hospital João Luís de Moraes feliz com essa nova tecnologia implantada, que vai ajudar a sermos mais resolutivos”, enfatiza o diretor. 

A torre videolaparoscopia é capaz de acessar quase todos os órgãos com um aparelho contendo uma minicâmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo, que podem ser gravados e utilizados em estudos e diagnósticos, assim possibilitando sua utilização em cirurgias de diversas especialidades.

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica mais moderna, menos invasiva, e que utiliza pequenas incisões para realizar uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos, como  cirurgia geral, de vesícula, biópsias intra-abdominais, cirurgias de esôfago, estômago, além de serem utilizadas nas áreas de ginecologia, urologia, ortopedia, otorrino e neurocirurgia, com ela é possível tratar a área afetada de uma forma cômoda, tanto para o cirurgião como para o paciente, sem necessidade de grandes incisões. O acesso às cirurgias de videolaparoscopia e à rede estadual de Saúde é por meio da fila de regulação do Sistema Único de Saúde.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login