Teresina teve 352 novos casos da doença

No ano passado, o número total de novos casos foi de 447 infecções.


Teresina teve 352 novos casos da doença Foto: Ilustração

Hoje (1º), no dia Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza em Teresina mais uma ação de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Somente em 2021, a FMS diagnosticou 352 pessoas com AIDS residentes na capital piauiense. No ano passado, o número total de novos casos foi de 447 infecções.

Nesta quarta-feira (1º), a ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no Parque Potycabana, das 14h às 22h.

“No parque iremos disponibilizar preservativos masculinos e femininos; realizar testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais”, explica Alana Niege, da coordenação de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da FMS.

Outras ações

Na quinta-feira (2), as equipes da FMS realizarão as ações de prevenção das 8h às 12h, no Shopping da Cidade. As equipes também estarão nos quartéis na quinta-feira (2) das 14h às 22h, além de fazer uma busca ativa junto às pessoas em situação de rua.

Na sexta-feira (3), a busca ativa será nos bordéis de Teresina, das 16h às 22h.

“Durante o mês de dezembro, a FMS também está com ação de conscientização e prevenção as IST/Aids em alguns prédios públicos. Distribuição de folhetos educativos, distribuição gratuita de preservativos e orientações de prevenção estão sendo oferecidas”.

O que é Aids?

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

O que é HIV?

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns, como por exemplo:

-período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença;

-infecção das células do sangue e do sistema nervoso;

-supressão do sistema imune.

IMPORTANTE:  Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T-CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a aids apareça.

Como ocorre a transmissão da AIDS / HIV?

A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:

-Sexo vaginal sem camisinha.

-Sexo anal sem camisinha.

-Sexo oral sem camisinha.

-Uso de seringa por mais de uma pessoa.

-Transfusão de sangue contaminado.

-Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

-Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Condutas que não transmitem a Aids

É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem a doença das seguintes formas:

-Sexo, desde que se use corretamente a camisinha.

-Beijo no rosto ou na boca.

-Suor e lágrima.

-Picada de inseto.

-Aperto de mão ou abraço.

-Sabonete/toalha/lençóis.

-Talheres/copos.

-Assento de ônibus.

-Piscina.

-Banheiro.

-Doação de sangue.

-Pelo ar.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login