Governo faz esforço para garantir pagamento de aposentados


Governo faz esforço para garantir pagamento de aposentados

O Piauí tem um déficit de R$ 300 milhões nas contas públicas referente à previdência dos servidores estaduais. O Governo do Estado tem que complementar a previdência com R$ 25 milhões por mês para garantir o pagamento da folha dos aposentados e pensionistas do Piauí.  São 44 mil inativos entres aposentados e pensionistas. Num levantamento feito pela Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) esse déficit já chegou a mais de R$ 1,6 bilhão e os valores negativos foram reduzidos. “Vale destacar que além do déficit financeiro, tem o déficit atuarial. É uma projeção futura dos ativos e inativos que nós vamos receber e pagar. O nosso grande desafio é equilibrar receitas e despesas. É melhorar a arrecadação através das contribuições”, comentou o presidente da PiauíPrev, Flávio Chaib. “Não há motivo de preocupação. Estamos com um índice de situação previdenciária B. A previdência sempre é uma preocupação. Não podemos dizer que não tem preocupação, mas do ponto de vista comparativo com os demais estados nós estamos em uma situação equilibrada”, completou Flávio Chaib.

Estratégia

“O governador tem ciência e tem tentado várias alternativas para ver se a Previdência trabalha também outras fontes de recursos para que a gente possa cada vez mais dar a garantia de quem se aposenta também possa estar recebendo seus recursos”, comentou o secretário estadual de Fazenda, Emílio Júnior.

Neymar

O presidente Lula comentou, durante o lançamento do programa nacional celular seguro, em São Paulo, que a chegada de Chico Lucas na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) equivale à contratação de Neymar por um time de futebol. “O Chico é o cara que inventou isso no Piauí. Ele veio para cá contratado a peso de ouro. Mais dinheiro que o Neymar. Uma fortuna o passe dele, e ele tem que fazer dar certo. É que nem marcar gol. Se essa informação que a gente está dando não resolver, o Chico vai ser vendido baratinho”, afirmou o presidente.

Celular de volta

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou que o programa Meu Celular de Volta recuperou mais de 16 mil aparelhos entre 2023 e o primeiro trimestre de 2026, resultando em uma queda de 80% nas ocorrências de roubos de celulares de 2022 a 2025.

Consternação

Morreu nesta quarta-feira (24), em Teresina, a professora Maria Stela Rangel da Silva, aos 74 anos. Ela sofreu um AVC hemorrágico e estava internada no Hospital São Marcos. Stela Rangel apresentou um quadro irreversível e foi determinada a morte encefálica. Ela era irmã do professor Marcílio Rangel, do Instituto Dom Barreto.

Esforço concentrado

Os deputados aceleraram a tramitação das matérias para tentar limpar a pauta antes do início do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa, previsto para a primeira quinzena do mês de julho. 32 matérias ainda aguardam análise dos deputados nas comissões técnicas, antes de serem votadas em plenário. O retorno dos trabalhos será na primeira semana de agosto.

Garantindo quórum

“Se a gente deixa uma pauta que ela está limpa, sem projetos que fiquem acumulados, fica mais tranquilo. Geralmente, no período da campanha, a gente sempre estabelece os dias que pela manhã nós vamos atuar e deixando alguns outros dias livres para que você possa fazer sua movimentação política”, comentou o deputado Fábio Novo falando que serão três dias por semana para deliberações e evitar prejuízo para as sessões plenárias.

Refeições

Um restaurante popular foi inaugurado nesta quarta-feira (24), em Teresina, no bairro Promorar, oferece café da manhã por R$ 0,50, almoço e jantar ao custo de R$ 1,00 cada. O governador Rafael Fonteles informou que serão mais de 30 mil refeições por mês. Os restaurantes populares devem ser abertos nas cidades de Picos e Floriano. 

VOZ DO PODER

O Ministério Público ingressou com ação no TJ-PI para reduzir o valor das emendas dos vereadores de Teresina. O desembargador José Vidal de Freitas Filho determinou que os vereadores poderão indicar 0,5% do orçamento do município em emendas. Cada vereador pode indicar R$ 3,2 milhões em emendas, sendo que a metade desse valor deve ir para saúde. Com a decisão, cada vereador terá R$ 750 mil em emendas parlamentares.





LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR