Mutirão amplia acesso a exame para prevenção do câncer do colo do útero
Enfermeira da FMS explica a importância do rastreamento precoce e orienta quem deve realizar o exame
Ivanilda Sepúlveda, enfermeira da Atenção Básica da FMS - Foto: Willamy Marques/Teresina Diário O Programa Entrevista recebeu Ivanilda Sepúlveda, enfermeira da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que detalhou o mutirão de exames de DNA-HPV, voltado à detecção do vírus associado ao câncer do colo do útero. O bate-papo foi realizado no espaço Senses, do Gran Hotel Arrey, parceiro do portal Teresina Diário, com mediação do jornalista Bruno Paz.
A Fundação Municipal de Saúde realiza, até o 5 de agosto, um mutirão para ampliar o acesso ao exame de DNA-HPV, tecnologia utilizada para detectar o vírus relacionado ao câncer do colo do útero. A iniciativa foi lançada em razão da baixa procura pelo exame citopatológico e busca ampliar o rastreamento da doença.
Assista a entrevista completa abaixo.
Segundo Ivanilda Sepúlveda, o principal objetivo da ação é identificar precocemente mulheres com risco de desenvolver lesões, permitindo o tratamento antes da evolução para o câncer.
"O objetivo é prevenir a lesão, intervir precocemente e evitar mortes, pois é uma doença que mata, e muitas mulheres não sabem que estão em risco", afirmou.
A enfermeira explicou que a FMS passou a contar com uma tecnologia molecular para o rastreamento do câncer do colo do útero, baseada na detecção do HPV de alto risco, principal causador da doença.
"Com a nova tecnologia, ao detectar o HPV, estaremos um passo à frente. Teremos mais tempo para identificar se essa pessoa tem ou não uma lesão e iniciar a prevenção ou o tratamento, quando necessário", destacou.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Ivanilda também reforçou quem deve procurar o exame. "O grupo com maior indicação para o rastreamento são mulheres e homens trans com útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual", explicou.
Ela afirma que o rastreamento é necessário mesmo para quem não mantém mais relação sexual. "Mesmo que a pessoa não tenha mais relações sexuais, é importante que essas pessoas realizem o rastreamento", afirma.
A enfermeira alertou ainda para a importância da prevenção em pessoas que não apresentam sintomas. "Muitas vezes, as pessoas só procuram atendimento quando sentem os sintomas e, nesse momento, a doença já pode estar instalada. Por isso, é fundamental que pessoas assintomáticas, mas que fazem parte do público-alvo, realizem o rastreamento", disse.
O mutirão acontece até o dia 5 de agosto em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Teresina.
⬇️Baixe o aplicativo do Portal Teresina Diário
🔈Baixe o aplicativo da Web Rádio Teresina Diário
Confira a lista das UBSs que contam com o exame de DNA-HPV:
Zona Norte:
Buenos Aires
Cecy Fortes
Codipi
Jacinta I
Nova Teresina
Zona Sul:
Promorar
Irmã Dulce
Santa Clara
Cristo Rei
Teresina Sul
Zona Leste:
Anita Ferraz
Mama Mia
Piçarreira (passando por reforma, com os serviços remanejados para a UBS Santa Isabel)
Planalto Uruguai
Santa Bárbara
Satélite
Vila do Avião
Zona Sudeste:
Boquinha
Atalaia
Taboca
Estaca
Carlos Alberto
Renascença
Alto da Ressurreição









