Polícia Federal apreende 80 barras de trilhos e desmonta esquema de furto no Piauí
O material era retirado de ferrovia desativada e levado para Minas Gerais para venda ilegal
Foto:Polícia Federal Cerca de 80 barras de trilhos ferroviários foram apreendidas pela Polícia Federal durante a Operação Descarrilho, deflagrada nesta sexta-feira (20). Também foi identificado o furto de mais de 200 metros de trilhos, além de pinos e peças metálicas retiradas de uma antiga linha férrea que pertence ao governo federal.
A investigação começou no fim de 2025, quando um motorista foi preso em flagrante transportando o material em um caminhão na BR-343, em Altos. A partir daí, os policiais descobriram um grupo que atuava de forma organizada, retirando os trilhos da malha ferroviária desativada nos municípios de Altos e Campo Maior, no Piauí.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
O material era escondido em galpões, chácaras e sítios da região e depois transportado para Muriaé (MG), onde seria vendido ilegalmente. Segundo as apurações, os motoristas recebiam por tonelada levada para outro estado.
Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Maior e Muriaé (MG).
Os investigados podem responder por furto qualificado e por participação em grupo criminoso, com penas que podem ultrapassar 10 anos de prisão.
A ação foi realizada pela Polícia Federal, com apoio das polícias Civil e Militar de Campo Maior.










