Piauí recebe 50 fuzis e novos equipamentos de tecnologia para reforçar segurança pública
Os materiais foram doados pelo Ministério da Justiça por meio da Senasp
Foto: Bruno Paz/Teresina Diário Foi realizada na manhã desta sexta-feira (20) a entrega de novos equipamentos de segurança e informática às polícias Militar e Civil do Piauí. O material foi doado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e inclui 50 fuzis e 35 equipamentos de tecnologia, entre desktops, notebooks de alto desempenho, monitores e aparelhos de armazenamento de dados.
O evento contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, que volta ao Piauí para realizar a primeira ação como membro no Minstério da Justiça, além de autoridades estaduais da área.
Durante a solenidade, Chico Lucas destacou que a iniciativa reforça a integração entre o Governo Federal e os estados no enfrentamento ao crime.
Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública - Foto: Bruno Paz/Teresina Diário
“A nossa missão na Secretaria Nacional é integrar cada vez mais as políticas nacionais junto aos estados. Minha presença aqui no Piauí reforça essa parceria, mas essa será a tônica daqui para frente: visitar os 27 estados e organizar, sistematizar o combate ao crime organizado”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Antonio Luiz, disse que os novos equipamentos vão fortalecer tanto a área operacional quanto a inteligência policial.
“Estamos dando continuidade a um trabalho importante que usa inteligência, e inteligência exige tecnologia. Recebemos 50 fuzis de fabricação nacional e equipamentos como notebooks e desktops que vão auxiliar na elaboração de relatórios, acesso a bancos de dados e sistemas de informação. Já os fuzis serão utilizados em operações, especialmente no combate ao crime organizado”, explicou.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Já a delegada-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, reforçou que os investimentos são resultado de uma gestão comprometida com a segurança pública.
“É uma marca da gestão do governador Rafael e também do Ministério da Justiça. Ano após ano temos recebido armas novas, equipamentos de informática, inteligência e veículos. Isso demonstra que temos um governo preocupado com a segurança pública e um grande parceiro no Ministério da Justiça, que nos apoia por meio do Fundo Nacional e com a destinação direta de equipamentos”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Sheyvan Lopes, destacou que o novo armamento será distribuído estrategicamente para reforçar unidades táticas em todo o estado.
“Estamos em constante processo de modernização e capacitação. Esses fuzis vão reforçar tropas especializadas como o BEPE, BOPE e RONE, além das forças táticas dos batalhões que estão sendo implantadas onde ainda não existem. O objetivo é fortalecer o combate à criminalidade de médio e alto porte e continuar reduzindo os índices no estado”, afirmou.
Segundo ele, a estratégia inclui ainda a descentralização de unidades para regiões estratégicas, ampliando a proteção das divisas e intensificando o combate ao tráfico de drogas e a outros crimes organizados.










