Estudantes da rede estadual desenvolvem plataforma digital para educação financeira de jovens
O objetivo da ferramenta é ajudar os alunos a administrar da melhor forma o benefício do Programa Pé-de-Meia
Foto: Ascom Seduc Em Vila Nova do Piauí, a 370 km de Teresina, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integrado Luiz Ubiraci de Carvalho, desenvolveram a Educa Pé-de-Meia, uma plataforma voltada para a educação financeira de jovens beneficiados do Programa Pé-de-Meia.
O projeto reúne disciplinas como Educação Financeira, Inteligência Artificial e Desenvolvimento de Sistemas, todas oferecidas na escola, e mostra na prática como a tecnologia pode contribuir para a vida dos estudantes.
A ferramenta possuí disciplinas como Educação Financeira,Inteligência Artificial e Desenvolvimento de Sistemas, todas oferecidas na instituição de ensino, demonstrando na prática como a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.
A plataforma funciona como um site interativo, com auxílio de inteligência artificial, que indica dicas de planejamento financeiro, planilhas para o controle de gastos e recompensas virtuais, como tênis e camisetas digitais, para quem cumpre metas de economia. O objetivo do projeto é ensinar os jovens a gerir de forma responsável a bolsa recebida.
Segundo a professora Vandréia Maira, orientadora do projeto, a iniciativa já é transformadora.
“Muitos jovens tinham dificuldade em organizar seus recursos. O desafio foi unir educação financeira e tecnologia em uma proposta prática e criativa. Os estudantes se dedicaram, pesquisaram, trabalharam em equipe e criaram uma solução que pode impactar a vida deles e de muitos outros”,conta.
Receba as principais notícias do Teresina Diário direto no seu WhatsApp
Luiz Mario Leal Arimita, aluno e um dos participantes do projeto, destaca que a ferramenta possibilita o aprendizado de várias novas áreas.
“É enriquecedor porque aprendi bastante sobre tecnologia, educação financeira e trabalho em equipe. Hoje já aplico no meu dia a dia tudo que aprendi no processo de desenvolvimento e no uso diário da plataforma”, afirma.


