Documentário narra história de riacho que deu origem a cidade no Piauí

O documentário reúne relatos de lavanderias, historiador e moradores que falam sobre a importância do rio para a história da cidade


Documentário narra história de riacho que deu origem a cidade no Piauí O riacho nasce na localidade Olho D’água, a 1 Km da zona urbana da cidade / fotos: divulgação

A história do Rio Caatinguinha, se confunde com a história da cidade de Valença do Piauí (distante 210 km de Teresina). A partir da instalação da vila, o rio - que nasce na localidade Olho D’água, a 1 Km da zona urbana - tornou-se grande referência para os habitantes locais e transeuntes que passavam pelo local. Suas águas serviam para o consumo doméstico, saciar a sede dos animais silvestres e nas margens era comum a utilização das águas para irrigar as vazantes no período do estio.

Em 1962, quando o professor João Pereira Calado, escreveu o Hino de Valença, buscou inspiração no rio Caatinguinha: "Às margens do rio Caatinguinha cercadas de mil matagais está Valença dos encantos altiva, forte e sem rivais...". 

Com o tempo, o Rio Caatinguinha foi ficando em segundo plano, ocasionando pelas novas opções de lazer da cidade e a expansão da zona urbana, restando apenas a memória. O rio ficou visitado por um número reduzido de pessoas e por lavadeiras de roupas. Com isso o poder público municipal também se esquivou, dispensando apenas um olhar menos convergente para o rio e sua permanência na vida.

Em busca do resgate histórico e perpetuá-lo, o radialista Evandro Ferreira, dirige e assina o roteiro do documentário "O Riacho Caatinguinha – Uma Vida, Uma História!", que relata como era a vida da população ao redor do rio que deu origem a cidade de Valença.


O documentário reúne relatos de lavanderias como a Augusta Maria dos Santos Alves e a Francisca da luz costa; do professor e historiador Antônio José Mambenga; das professoras Marlene Tenório de Oliveira e Ineide Lima Verde, e do produtor cultural e apresentador Raimundo Barbosa.

Ao Teresinadiario.com, o roteirista e diretor Evandro Ferreira contou como surgiu a ideia de falar sobre o riacho.


"Era uma vontade antiga de fazer algum trabalho para divulgar o riacho. O documentário surgiu a partir do momento que descobrimos que não há registros sobre o local, sua história, sua importância, uma vez que, a cidade nasceu às suas margens. A única informação encontrada era sobre limpeza e revitalização, algo que não aconteceu de fato", afirma Ferreira.

Dentre os depoimentos, Evandro destaca a influência do rio para a população ainda vilarejo.

"O que me surpreendeu do que colhemos de história foi saber que Valença nasceu ao seu redor e que a água era usada em todas as atividades, tanto para consumo próprio, banho. Se serviam do rio como todo", lembra.

Confira o trailer:

O projeto é realizado por Evandro Ferreira, com edição e produção de WM Vídeo Produções e será exibido dia 13 de julho, pela TV Grande Rede e plataformas digitais.


>>> O Teresinadiario.com está no WhatsApp, siga o nosso canal e receba direto as principais notícias. Clique AQUI e faça parte. Com você diariamente em todas as plataformas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login