Governo lança programa para combater a desnutrição infantil no Piauí

De acordo com dados do governo, o Estado possui hoje cerca de 13 mil crianças em situação de desnutrição


Governo lança programa para combater a desnutrição infantil no Piauí Plano de combate a desnutrição no Piauí é lançado no Palácio de Karnak - Foto: Bruno Paz/Teresina Diário

Hoje no Piauí existem cerca de 13 mil crianças de 0 a 6 anos de idade em situação de desnutrição. Uma parceria entre a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) e a Secretaria da Saúde (SESAPI), por meio do governo do Piauí, lançou na manhã desta segunda-feira (10), um termo de cooperação técnica para diminuir esses dados.

Ao todo 50 cidades do Piauí assinaram o documento, e receberão recursos para combater a desnutrição infantil.

Regina Sousa, secretária de estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário.

“Esse é um projeto financiado pelo Banco Mundial.É uma a ação que já vai começar a funcionar, e vários municípios já aderiram e outros também poderão aderir enquanto tiver recurso. Mas a prioridade é para aqueles municípios com maior índice de mortalidade materno infantil e de desnutrição infantil", disse Regina Sousa, secretária da Sasc.

Segundo Dirceu Campelo, superintendente da rede de Gestão da Sesapi, a Secretaria vai realizar o acompanhamento das atividades, bem como a capacitação dos profissionais que devem atuar no combate a desnutrição no Piauí. 

Dirceu Campelo, superintendente de gestão da Sesapi - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário.

“Fizemos essa parceria com a Sasc para garantir medidas de prevenção da desnutrição infantil. A promoção da saúde alimentar será um dos indicadores que a secretaria de saúde vai monitorar juntamente com os municípios. Serão feitas ações de fortalecimento, capacitação dos profissionais de saúde no atendimento às crianças, tudo que rege a unidade básica de saúde, a secretaria de saúde vai apoiar”, finalizou.

Ainda durante a solenidade, 51 entidades sociais selecionadas pelo Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Proteção Social (SEIPS), foram beneficiadas com uma carta de crédito, que juntas somam R$ 8 milhões de reais.

Rafael Fonteles, governador do Piauí - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário.

"A gente consegue apoiar as entidades que fazem a assistência social através de associações sem fins lucrativos com o valor de R$ 8 milhões de reais, então várias instituições que trabalham com crianças, idosos, dependentes químicos... o estado investe esse recurso público desburocratizado para exatamente garantir essa multiplicação das ações porque elas já contam com recursos, já tem um trabalho voluntário, portanto isso potencializa o trabalho dessas instituições", disse o governador Rafael Fonteles.  





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login