Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba mais sobre a doação

Veja como contribuir e ser um doador de sangue


Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba mais sobre a doação Susanne Rocha, supervisora de captação do Hemopi - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário

Em 14 de junho é comemorado o dia mundial do doador de sangue, a data celebra o voluntariado daquelas pessoas que contribuem no salvamento de outras vidas. O tema foi discutido nesta quinta-feira (6), com a supervisora de captação do Hemopi, Susanne Rocha, que respondeu aos questionamentos da apresentadora Lívia Barradas num bate-papo necessário sobre a importância da doação. O programa Entrevista foi realizado no espaço Senses do Gran Hotel Arrey, parceiro do Portal Teresina Diário.

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA.

A Campanha Junho Vermelho simboliza o ato de doar sangue, e busca mobilizar as pessoas sobre a necessidade de admitir esse ato e contribuir com o bem. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, já preparou uma programação vasta para este período.

Segundo Susane Rocha, ao longo de todo esse mês, várias atividades serão realizadas. "A gente já faz toda uma programação por conta desse período de férias onde muitas pessoas acabam saindo da cidade. Nós intensificamos a campanha com palestras educativas, para reforçar a importância da doação de sangue e do cadastro de doador de medula óssea para a gente poder abastecer nosso estoque e atender as solicitações que nesse período que fica nas doações", disse.

Lívia Barradas e Susanne Rocha - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário.

O Hemopi atende toda a rede pública e parte da rede privada com a distribuição do sangue doado. "Além de Teresina nós temos três hemocentros regionais, que funcionam em Picos, Parnaíba e Floriano, que fazem todo esse trabalho de distribuição após uma análise", completou. 


CRITÉRIOS PARA DOAR

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

Você pode conferir a entrevista na íntegra acessando a TV Teresina Diário no link disponibilizado no início desta reportagem.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login