Professora Nadir Nogueira destaca próximos passos para reitoria da UFPI

Ao TD Entrevista, ela ainda destacou a importância do protagonismo feminino para administrar a maior instituição de ensino superior do Piauí e muito mais


Professora Nadir Nogueira destaca próximos passos para reitoria da UFPI Professora e reitora eleita da UFPI, Nadir Nogueira / fotos: Pedro Silva - Teresina Diário

Pela primeira vez em 53 anos de história, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá uma mulher à frente da instituição. Para este pleito, três candidatas disputaram a reitoria e na fase consulta prévia à comunidade acadêmica, quem venceu foi a professora Nadir Nogueira.

Ao Teresina Diário Entrevista, transmitido ao vivo, direto do espaço Senses, no Gran Hotel Arrey, Nadir Nogueira, falou sobre os passos até a posse, uma vez que, o resultado da consulta prévia realizada junto à comunidade acadêmica ainda aguarda decisão do presidente da República, que é quem efetivamente escolhe o gestor dentre os nomes da lista tríplice encaminhada pelo Conselho Universitário da UFPI ao Ministério da Educação (MEC).

"A primeira etapa é a consulta à comunidade universitária que vai subsidiar a lista tríplice que é o segundo momento. Ela não é vinculante, a lista tríplice é dentro de um colégio eleitoral, dentro do conselho universitário que ainda não está agendada. Na verdade, o resultado da consulta ainda não foi homologado pelo conselho universitário. O reitor deve fazer isso nas próximas semanas. Em seguida, é marcada uma reunião com o conselho e aí se elege a lista tríplice. Essa lista aponta que a comunidade universitária espera que o resultado da consulta seja respeitado na ordem da lista tríplice. Elaborando, a Universidade encaminha para a Presidência da República para que seja nomeada a primeira mulher. Estamos confiantes que vão respeitar a decisão da votação", esclareceu a professora.

TD Entrevista: apresentadora Lívia Barradas e Nadir Nogueira

Nadir Nogueira destacou a importância do protagonismo feminino para administrar a maior instituição de ensino superior do Piauí com gestão de quatro anos, entre 2024 e 2028.

"É um feito, é um marco nos 53 anos da Universidade ter uma mulher à frente. Tivemos três mulheres concorrendo esse cargo maior, e a professora Nadir Nogueira foi escolhida com 49% de votos de confiança no nosso trabalho, na nossa história, no nosso compromisso, principalmente com a excelência no ensino, na pesquisa, na pós graduação, na assistência estudantil, na internacionalização, o cuidado na multicampia. Então é um sentimento de representação da mulher, de ocupação de cargo de poder que já mostramos que temos competência para isso, estamos preparadas sabendo  que os desafios são grandes mas temos acima de tudo a parceria da comunidade universitária que elegeu a professora Nadir e o professor Edmilson Moura sabendo que temos desafios, que precisamos estabelecer prioridades, mas que iremos buscar resolver, superar as dificuldades que hoje estão postas no cenário atual da Universidade", conta.


Sobre os desafios a serem enfrentados, ela fala da preocupação com os movimentos grevistas. "Me preocupa, pois vai desmobilizar ainda mais a Universidade, considerando que saímos do pós-pandemia, ainda estamos trabalhando nesse retorno com internet, com energia, com assistência estudantil. Mas a greve é legítima, a gente respeita. Nós estamos com salários, planos de carreiras defasados a bastante tempo e tanto o movimento dos servidores técnicos quanto os docentes entendem que essa seria a forma de pressionar o governo".

Nadir Nogueira é Doutora em Alimentos e Nutrição e professora titular do Departamento de Nutrição da UFPI. O candidato a vice-reitor Edmilson Miranda é diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN).

Ainda no TD Entrevista, a professora avalia o papel social da UFPI. A íntegra do programa você encontra na TV Teresina Diário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login