Exploração do trabalho infantil cresce e poder público pede que população denuncie

Junho será o mês de combate a este tipo de crime que vem crescendo a cada ano


Exploração do trabalho infantil cresce e poder público pede que população denuncie Coordenador da Semcasp, Ricardo Oliveira, destaca a importância do combate a exploração do trabalho infantil - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário.

No Brasil o trabalho infantil é proibido, porém, o número de crianças e adolescentes que se encontram nessa condição no país é alarmante e chama a atenção do poder público para o combate a esse tipo de crime. Nesta quarta-feira (29), o programa Entrevista recebeu o coordenador da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASP), Ricardo Oliveira, que falou sobre as ações que estão e devem ser desenvolvidas ao longo dos próximos dias. A entrevista foi realizada no espaço Senses do Gran Hotel Arrey, parceiro do Portal Teresina Diário. A apresentação foi conduzida pela jornalista Lívia Barradas.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA ACESSANDO ESTE LINK.

"O trabalho infantil é uma realidade que se apresenta nacionalmente, inclusive tem crescido. De 2022 até aqui, observa-se um crescimento do trabalho infantil no mundo e Teresina não é diferente. No mês de junho nós alertamos a sociedade e a população em geral para enfrentar essa triste realidade", disse Ricardo Oliveira.

O dia 12 de junho é o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil. Órgãos de governo aproveitam o mês para realizarem campanhas para sensibilizar, informar e discutir ações que possam frear o crescimento desta triste realidade. Segundo Ricardo Oliveira, várias atividades serão realizadas ao longo do próximo mês. Destacou a realização de atos públicos, reuniões ampliadas e outras mobilizações.

Ricardo Oliveira, coordenador da SEMCASP - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário. 

O coordenador destacou ainda um dos desafios no combate ao trabalho infantil: a subnoticação de dados e as denúncias. "A sociedade ela está ali diante do trabalho infantil, mas esses dados não tem chegado nas secretaria, nos creas, conselhos tutelares... então a gente pede a população que possa está mais sensivel para fazer essas denuncias", completou.

O gestor falou ainda do perfil dessas crianças e adolescentes que acabam sendo submetidas a exploração do trabalho infantil. Disse também dos desafios a serem combatidos, bem como o compromisso que o poder público tem em retirar esse público dessa situação e colocá-los em serviços de convivência e oferecer atividades educacionais.

Você pode conferir na íntegra toda a entrevista acessando a TV Teresina Diário no link disponibilizado no início desta reportagem.

teresinadiario.com está no WhatsApp, siga o nosso canal e receba direto as principais notícias. Clique AQUI e faça  parte.  Com você diariamente em todas as plataformas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login