Dengue: médica infectologista alerta sobre sintomas e quando procurar ajuda médica

A profissional falou ainda sobre a vacina disponibilizada no país, e que ainda não atende a todos


Dengue: médica infectologista alerta sobre sintomas e quando procurar ajuda médica Dorcas Lamounier, médica infectologista - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), atualizou os últimos números sobre os casos de dengue em Teresina. Só neste mês de maio foram registradas duas mortes pela doença, e em todo o Piauí, de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí, já são 10 obtidos e três ainda seguem em investigação.

Nesta quinta-feira (23), o programa Entrevista do Portal Teresina Diário, recebeu a médica infectologista, Dorcas Lamounier, que falou sobre sintomas, cuidados e a vacina contra a dengue. O encontro foi realizado no espaço Senses do Gran Hotel Arrey.

VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA AQUI.

"Nenhuma doença depende tanto da participação popular como da dengue. A maior parte das doenças serão controladas pela ação do governo. Dengue não, ela depende muito das pessoas e nós temos três formas principais de prevenir a dengue, através de: vacina, repelentes e evitando a criação do mosquisto", alertou a médica.

A infectologista disse ainda que o mosquito da dengue é diferente de outros insetos que transmitem doenças, como por exemplo a febre amarela.

"O mosquito da dengue se prolifera em pequenas coleções de água limpa e sombreada, e onde estão? Nos nossos quintais, nas garrafas, tampinhas, reservatório de água de uma planta..., então o mosquito da dengue ele se prolifera muito próximo de nós", lembrou.

Vacina

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue por meio do sistema público de saúde. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as doses neste primeiro momento não puderam atender a todos os cidadãos, e estarão sendo vacinados pessoas que são mais vulneráveis aos sintomas mais graves da doença.

Pedro Silva e Dorcas Lamounier durante o programa Entrevista - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário.

"Depois de anos de pesquisa, uma vacina eficaz e segura foi disponibilizada para a população. Nesse momento, quem está conseguindo se vacinar? As crianças, mulheres gestantes, pessoas com doença de base..., então é uma parcela pequena da população que está conseguindo se vacinar, então isso nos remete aquele primeiro cuidado, precisamos cuidar dos nossos quintais porque não vamos conseguir vacina para todos nesse momento", explicou.

A médica explicou ainda como identificar os sinais da dengue e diferenciar ela de outras doenças que podem ter os mesmo sintomas. Disse ainda qual o momento certo para que se possa procurar ajuda médica e assim tratar com mais eficácia a dengue.

Assista a entrevista completa acessando a TV Teresina Diário no YouTube por meio do link disponibilizado no início desta reportagem.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login