Sororidade: Mãe transformou a dor em superação e compartilha experiências
O Papo Aberto TD recebeu a psicológa e mãe, Celina Tourinho que após perdas na família, criou um movimento de acolhimento e apoio
A experiência de ser mãe carrega suas alegrias, descobertas, angústias e desafios. Entre cada mãe e filho, há um vínculo amoroso passado por muitas histórias e gerações; um amor permeado por ambivalências, mas que sobrevive, transcende, resiste.
Nesta semana especial das Mães, o Papo Aberto TD, conversou com a psicóloga, presidenta do Conselho Regional de Psicologia e especialista em desenvolvimento pessoal, Celina Tourinho, que tem uma história de superação e resiliência. Uma voz poderosa de esperança e transformação. Suas vivências é um lembrete importante de que, mesmo nos momentos mais sombrios, há sempre espaço para crescimento, cura e renovação.
Ao podcast, ela falou como desenvolveu uma rede de apoio a mães que perderam os seus filhos, a Associação Brasileira do Movimento Amor a Mãe que visa proporcionar conforto, apoio emocional e recursos práticos para ajudar mães a encontrarem esperança e cura, também busca trazer à tona a discussão sobre como canalizar a dor da perda em amor, enfrentando desafios e lidando com a intensidade dos sentimentos de saudade e ausência. O projeto existe desde agosto de 2022.
"Com a ausência do meu filho eu comecei a procurar mães que externava o mesmo sentimentos e convidava para montar um grupo, a princípio de whatsapp, até se concretizar no 'Movimento Amor a Mãe', onde nós temos encontros, palestras, tomados cgf juntas, comemoramos Natal, mas o que é especial é que todas se compreendem, todas se acolhem e isso ajuda a nos curar, ajuda a melhorar, a superar cada desafio do dia a dia", detalha Celina.
O movimento ganhou um perfil nas redes sociais em que reúne mães de todo o Brasil.
Papo Aberto TD: apresentador Pedro Silva e Celina Tourinho
Além disso, a profissional desenvolveu ainda o Método VTT (Viver Todo Tempo), que busca transformação pessoal projetado para ajudar indivíduos a ampliar seu poder pessoal, encontrar significado em suas vidas e viver com mais autenticidade e plenitude.
"O movimento surgiu a partir do acontecimento da minha vida, uma mulher que casou, teve dois filho e que começa a entender o que é o amor, de saber que os sonhos deles são só nossos e com a partida do meu caçula aos 16 anos a gente vê que os sonhos encerram, o mundo para. E cada um tem o seu momento que desperta. Eu tinha uma vida profissionalmente ativa que fui deixando de fazer, me recolhendo e isso acontece quando não sabemos para onde ir. Depois que perdi o meu filho veio a partida do meu pai. Com isso eu percebi que tinha que sair daqueles lutos e buscar apoio profissional. Precisei criar maneiras através dos acontecimentos que eu ia buscando que eu criei esse método. Como eu deixei de fazer muitas coisas eu comecei a fazer palestras, que eu ajudo mais pessoas tanto na vida pessoal quanto profissional e criei o método VTT, onde eu tenho cinco passos que a gente vai saindo esse estado de negação, de insatisfação e consequentemente a gente sabe que toda doença é emocional, então a gente deixa o adoecimento e vai realmente para a saúde, e volta a viver", explica Celina Tourinho.
A profissional orienta ainda, sobre como as mães podem equilibrar as diversas demandas da rotina com atenção aos filhos.
"A gente não nasce sabendo ser mãe, podemos procurar ajuda. Eu não sabia ser mãe, eu fui estudar. A criação de um filho é fácil, difícil é educar o filho. Então, você pega esse desafio enorme que é educar o filho e divide em pequenos problemas e com ele vai desenvolvendo se é na área da educação, nos desafios emocionais e comportamentais, e os pais vão buscar ajuda com profissionais e desenvolver o lado bom desses problemas", divide.
Ainda no podcast, a profissional falou sobre a importância de pedir ajuda para superar as dificuldades e orientou sobre como lidar com as várias informações e movimentos negativos da vida.
A íntegra do bate-papo você acompanha ainda no videocast.