FMS abre 20 unidades para Dia D de Vacinação Contra a Gripe neste sábado

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. Crianças devem levar a caderneta de vacinação também.


FMS abre 20 unidades para Dia D de Vacinação Contra a Gripe neste sábado Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizará neste sábado (13) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), das 8h às 17h, em 20 unidades básicas de saúde.

Neste momento, a campanha é voltada a grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde público e privado; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; povos indígenas; pessoas em situação de rua. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Emanuelle Dias, responsável pela coordenação de vacinação da FMS, reforçou que "a vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves". Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. Crianças devem levar a caderneta de vacinação também.

Segundo o site do Ministério da Saúde, o período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, lactentes no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO DIA D 13/04 (SÁBADO)

CRS LESTE

UBS SANTA ISABEL 

UBS PIÇARREIRA

UBS SANTA BARBARA 

UBS PLANALTO URUGUAI

UBS VILA DO AVIÃO


CRS SUDESTE

UBS TODOS OS SANTOS

UBS NOSSA SENHORA DA GUIA

UBS ALTO DA RESSUREIÇÃO

UBS MÁRIO ROCCHI

UBS CARLOS ALBERTO


CRS SUL

UBS PARQUE PIAUÍ

UBS NOSSA SENHORA DA PAZ

UBS PORTO ALEGRE

UBS MONTE CASTELO

UBS KM 7


CRS NORTE

UBS POTY VELHO 

UBS BUENOS AIRES

UBS SANTA MARIA DA CODIPI

UBS CECY FORTES

UBS NOVA TERESINA



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login