Devido às fortes chuvas, Dnocs redobra fiscalização nas barragens do Piauí

Coordenador estadual diz que monitoramento nesse período é diário, e orienta as pessoas sobre alguns riscos


Devido às fortes chuvas, Dnocs redobra fiscalização nas barragens do Piauí  Assis Rocha - Coordenador estadual do Dnocs / Foto:Bruno Paz/Teresina Paz.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) desempenha um papel importante no monitoramento dos açudes, especialmente durante o período de chuvas. Com a chegada das precipitações, a atenção se volta para a capacidade de armazenamento desses reservatórios, essenciais para o abastecimento de água da região. No estado do Piauí, por exemplo, a Coordenadoria Estadual do DNOCS (CEST/PI) monitora de perto os reservatórios que se aproximam do limite de armazenamento, contando com a atuação de engenheiros e fiscais da Autarquia.

O programa Entrevista convidou nesta quinta-feira (4), o coordenador estadual do DNOCS no Piauí, Assis Rocha, para falar sobre esse monitoramento nas barragens. A entrevista completa você confere na TV Teresina Diário, no YouTube. 

"Nosso monitoramento no Dnocs é diário, nós temos equipes nos açudes, principalmente aqueles de grande porte que mais nos causam mais preocupação. Tivemos informações de uma barragem em Patos do Piauí, onde a parede rompeu trazendo alguns transtornos para a cidade. Temos informações também de Itainópolis, onde 37 famílias estão desabrigadas. Tudo isso em decorrência dessas chuvas intensas em diversas regiões do estado do Piauí", disse. 

Pedro Silva conduziu a entrevista com o coordenador do Dnocs, Assis Carvalho - Foto:Bruno Paz/Teresina Diário.

Ainda segundo o coordenador, pensando na segurança das pessoas que procuram esses lugares para lazer, o Dnocs e a Defesa Civil do Piauí vão lançar a campanha "Banho Seguro", fazendo a instalação de placas nos açudes e fiscalizando, com o intuito de evitar situações de afogamentos e o uso de equipamentos aquáticos.

"Fica o alerta para a população para que não façam travessias arriscadas, em pontos molhados, sobre a parede das barragens, porque a gente não tem ideia da força da natureza", comentou. Assis Rocha relembrou ainda que a fiscalização nas barragens é intensa devido ao volume de água em muitos deles estarem acima da média. Segundo ele, somente quatro açudes não estão com sua capacidade máxima.


Durante a entrevista, o coordenador estadual falou sobre outras frentes de trabalho do Denocs, como os serviços agrícolas de norte a sul do Piauí. Mais detalhes você pode conferir acessando a TV Teresina Diário, por meio do link destacado no começo da reportagem. 



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login