Psicóloga fala sobre a influência dos traumas da infância na vida adulta

O Papo Aberto TD conversou com a psicóloga Adriana Lemos, que contou como elaborou o método que envolve as vivências da infância com reflexo na vida adulta e muito mais


Psicóloga fala sobre a influência dos traumas da infância na vida adulta Psicóloga Adriana Lemos / fotos: Bruno Paz - Teresina Diário

A infância é realmente uma fase muito rica e de muito desenvolvimento na trajetória de todos os seres humanos. Mas as experiências vivenciadas nesse período deixam marcas intensas nos adultos de hoje. O que carregamos da infância envolve uma série de influências que atuam tanto de forma consciente quanto inconsciente no nosso jeito de reagirmos ao mundo no presente, há influência no como percebemos os acontecimentos, agimos, pensamos e sentimos no aqui e agora.

Para explicar melhor sobre esse comportamento na fase adulta por meio do método SPA (Sentir, Perceber, Atualizar) e outras indagações, o Papo Aberto TD recebeu a psicóloga Adriana Lemos. A profissional contou como elaborou o método que envolve as vivências da  infância com reflexo na vida adulta.

Papo Aberto TD: Apresentador Pedro Silva e a psicóloga Adriana Lemos

"O método se desenvolveu por meio das minhas vivências e experiência de 12 anos de atuação e formação na psicologia clínica. É formado por duas abordagens: a gestalt-terapia, abordagem da psicologia humanista que trabalha com a percepção, sentir e também perspectiva sistemática. Digo que é um SPA emocional, psicoterapia breve. Geralmente são dez sessões, mas o tempo do cliente vai depender da forma e desenvolvimento pessoal. É uma psicoterapia para resolver pontualmente o que incomoda", explica.

Além disso, a profissional pontuou ainda sobre a atmosfera dos sonhos. Como entender as mensagens existenciais e como a abordagem da psicoterapia gestalt pode auxiliar na compreensão dos mesmos.


"Gosto de estudar a espiritualidade porque a gestalt-terapia trabalha com todas as dimensões do ser humano, inclusive a espiritualidade. A espiritualidade também é protetiva aterrada na nossa fé para atravessar algum momento da vida. E os sonhos que a gente trabalha é uma dimensão, uma técnica que a gestalt-terapia trabalha no viés psicológico, é o que faz sentido para o cliente, para o que ele está trazendo. Nesse caso, os sonhos nos trazem mensagens e existências. Quando dormimos temos uma fase do sonho que temos sonhos que também é um mecanismo de regulação do nosso cérebro", fala a psicóloga.

Durante a conversa, Adriana Lemos falou ainda como o método auxilia na ansiedade, emoções e muito mais.

A íntegra do bate-papo você acompanha no videocast e no Spotify Papo Aberto TD - abaixo.

>>> O Teresinadiario.com está no WhatsApp, siga o nosso canal e receba direto as principais notícias. Clique AQUI e faça parte. Com você diariamente em todas as plataformas.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login