Tríduo Pascal: entenda o significado do principal momento da Semana Santa

O arcebispo Dom Juarez conversou com o Teresina Diário e explicou que o Tríduo inicia na noite de quinta-feira, com a Ceia Pascal, e termina no sábado, quando a Igreja reflete Cristo Morto


Tríduo Pascal: entenda o significado do principal momento da Semana Santa Arcebispo de Teresina, Dom Juarez/Foto: Pedro Silva

A partir do Domingo de Ramos, celebrado neste ano no último dia 24, os cristãos passaram a vivenciar um dos principais momentos do calendário litúrgico da Igreja Católica: a Semana Santa. 

Os católicos passam por várias etapas durante uma semana, até chegarem ao principal significado deste momento: a ressurreição de Jesus, comemorada no Domingo de Páscoa. Antes disso, no entanto, os fiéis passam três dias meditando sobre o caminho percorrido por Cristo até a sua crucificação na Cruz.

O chamado Tríduo Pascal corresponde a um período de três dias, e é uma das principais etapas para a Igreja Católica. Nesta quinta-feira (28), celebra-se a Ceia Pascal, quando os cristãos relembram a grande ceia de despedida de Jesus, a qual se inicia com o gesto do lava-pés. Para os católicos, o momento traz o perdão e a purificação uns dos outros como reflexão.

Gesto do lava-pés/Foto: Arquidiocese de Teresina

Na sexta-feira (29), é comemorada a Eucaristia, memória do amor de Deus. Neste dia, não há uma celebração, de fato, e sim uma contemplação ao Cristo crucificado. Por fim, no sábado (30), os católicos silenciam e refletem sobre Jesus, morto na Cruz.

Celebração da sexta-feira santa/Foto: Arquidiocese de Teresina

Para falar sobre o significado do Tríduo Pascal e da Semana Santa para os cristãos, o Teresina Diário conversou com o arcebispo metropolitano Dom Juarez Marques, que detalhou ainda a agenda da Arquidiocese com os fiéis.

"Nós iniciamos a Semana Santa, comemorando assim a última semana que Nosso Senhor Jesus Cristo passou aqui na Terra, na sua vida pública. Começou com a entrada em Jerusalém, assim também nós iniciamos com o Domingo de Ramos. E tem o seu momento central no Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira santa, com a celebração da ceia do Senhor e vai até sábado, na Vigília Pascal. São esses três dias que a gente celebra o momento central da nossa fé, a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Ao longo desse período, claro que se vivencia uma espiritualidade muito grande, própria da Páscoa", contou Dom Juarez.

Para chegar ao ápice desta semana, na Páscoa, os padres possuem uma agenda própria para eles, de forma que eles possam refletir e passar o que internalizam para os fiéis nas missas que são celebradas.

"Na segunda-feira (25), nós celebramos esse momento na preparação anterior dos padres, que passaram o dia em recolhimento para celebrar a renovação das promessas batismais, a benção dos santos óleos (dos Enfermos e dos Catecúmenos). Esse momento também é marcado pelas confissões, pelas celebrações das vias sacras, aquela Via Sacra com as 14 estações, os principais pontos da caminhada de nosso Senhor Jesus Cristo com a cruz rumo ao Calvário. Mas o momento auge é, de fato, a Vigília Pascal no Sábado Santo", pontuou o arcebispo.

Vigília Pascal/Foto: Arquidiocese de Teresina

Em Teresina, Dom Juarez celebrará missas na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no Centro, e os fiéis podem participar da programação, detalhada abaixo:

- Quinta-feira (28): 18h, Missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística

- Sexta-feira (29): 15h, Celebração da Paixão do Senhor, iniciando com a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito

- Sábado (30): 21h, Solene Vigília Pascal

- Domingo (31): 9° edição do Teresina Ressuscita com Cristo, a partir das 16h, saindo da Igreja São Benedito para o Parque Potycabana 

"Nós vamos ter um momento muito importante também aqui, que é a celebração do Teresina Ressuscita com Cristo. É uma celebração muito bonita com a presença dos fiéis, de todos os padres, que acontecerá no dia 31, domingo de Páscoa, a partir das 16 horas, na Igreja São Benedito, e a caminhada lá para o Parque Potycabana. É o momento em que nós, cristãos católicos, proclamamos, em alto e bom som, a alegria da ressurreição, o aleluia da ressurreição, porque a nossa fé é em nosso Senhor Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. Aquele que foi morto por amor a nós, para nos perdoar dos nossos pecados, ele também ressuscitou e ganhou vida nova e com ele nós também participamos da sua glória", comentou Dom Juarez.

Dom Juarez em entrevista ao Teresina Diário/Foto: Pedro Silva

Para conferir a entrevista na íntegra com o arcebispo Dom Juarez, acesse o canal do Teresina Diário no YouTube.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login