Maihara Brandão fala sobre criações e resiliência como designer de joias

O Papo Aberto TD conversou com a profissional, que contou sobre os 15 anos do atelier que leva o seu nome, experiências e muito mais


Maihara Brandão fala sobre criações e resiliência como designer de joias Design de joias, Maihara Brandão / fotos: Bruno Paz - Teresina Diário

"Eu me inspiro primeiramente no ser humano", essa afirmação pode ser a chave do sucesso dos 15 anos da empresária Maihara Brandão, designer de joias, que com técnicas únicas leva o Piauí para o mundo.

Ao podcast Papo Aberto TD, a profissional formada em moda, com curso de alta joalheria na universidade Politécnico de Milão, na Itália e até curso de Direito no currículo, prova porque a história do seu local de origem é forte e impactante na comunicação dos seus trabalhos.

"Tenho uma mente criativa, acelerada. Quando se fala em inspiração, uma das minhas maiores inspirações é trabalhar com o que é nosso, de uma forma que seja global, onde ele possa chegar em qualquer lugar e ser identificado. Em 2022, fizemos uma exposição na CasaCor São Paulo, pra mim foi um divisor de águas na minha carreira. Levamos uma coleção toda inspirada no Delta do Parnaíba [único das Américas que deságua em mar aberto]. Pegamos imagens de cima do Delta e fizemos o desenho e o design das joias. Levamos o que é nosso de forma global. Gosto de trabalhar com o que remete o design, a história, a arquitetura, a vivência, de comunicar o que somos e o que fazemos para o mundo. Eu me inspiro primeiramente com o ser humano, pois acredito que vai ser comunicado no que vai ser nos dado", reflete.

Papo Aberto TD: apresentador Pedro Silva e Maihara Brandão

A veia empreendedora de Maihara Brandão começou aos 12 anos. Com o tempo, ela ganhou experiência, habilidades, desenvolveu técnicas e hoje, quem acompanha nas redes sociais ou teve o privilégio de conhecer seu atelier, observa que a maior parte das suas peças autorais e não autorais são feitas de forma manual.

"Comecei a trabalhar muito jovem. Eu tinha 8 anos quando fazia bijuteria e, aos 12, comecei a comercializar. Sempre gostei da venda, da comunicação, da troca e falando do meu comércio eu penso nele com algo que vai muito além, acho que o relacionamento, contar história através das nossas joias. No atelier temos duas vertentes que são as joias que são feitas por coleções e temos as joias que são personalizadas, todas carregam muita história. Eu sento com o meu cliente e vou entrar na história deles, imagina a responsabilidade naquele momento", fala.


Produções

Nas suas criações, a profissional é apaixonada pelas técnicas artesanais. Ela encontrou uma aliada no processo que é a tecnologia, valorizando ainda mais a peça ou a coleção.

"As nossas coleções são muito pautadas em joias com temas regionais, eu sempre amei e sempre fui apaixonada por minhas raízes e sempre tive essa vontade. Temos um local maravilhoso, que é Pedro II, que são as opalas, as nossas são únicas e sentia falta de um design, sempre achei que ficava vago. Temos uma pedra muito bonita para não contar uma história através dela. Foi aí que em 2009, quando fiz meu primeiro curso de joalheria, quis buscar dentro dessa pedra algo que traduzisse, que valorizasse o nosso estado. Dessa forma, sempre que produzia peças com opala foi pensando em levar a Serra da Capivara, o Delta do Parnaíba, a Serra das Confusões. Sempre tive uma preocupação muito grande de levar o nosso estado, o nosso nome, a nossa força. A mulher em si é forte, mas a mulher piauiense tem um borogodó que é só nosso", destaca.

Made in Piauí: técnica autoral petrificação da cerâmica do Polo Poty com opala

Durante o Papo Aberto TD,  Maihara Brandão, fala ainda sobre suas experiências como ourives, projetos futuros, sua vida e muito mais.

Evento

Nesta quinta-feira, 21, Maihara promove um evento voltado para o público feminino com a presença de mulheres que se refazem, se acolhem e renascem. Com o tema "mulher é renascimento", o encontro promete um bate-papo com quatro mulheres de diferentes áreas e uma exposição especial.

"Estaremos com Tatiara de França, que será a mediadora. Marília Macedo, empreendedora da área da saúde. Glay Glenda, que vai falar sobre imagem pessoal. Adriana Lemos, psicóloga, comunicadora, que vai falar sobre a saúde mental da mulher. E vou falar um pouco sobre a minha história. Teremos ainda, uma exposição. Uma linha do tempo da minha história para mostrar a quantidade de joias que saiu do nosso atelier, inspiradas no Delta do Paraíba, no Nordeste, no Piauí, na flora brasileira", antecipa.

A íntegra do bate-papo você acompanha no videocast e no Spotify Papo Aberto TD - abaixo.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login