Profissional analisa as novas práticas de leitura e consumo de livros

O Papo Aberto TD conversou com a bibliotecária, Joimara Lima Santos, que falou sobre os benefícios da leitura, rotina de trabalho e muito mais


Profissional analisa as novas práticas de leitura e consumo de livros Bibliotecária, Joimara Lima Santos / fotos: Bruno Paz - Teresina Diário

Pesquisa inédita encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o “Panorama do Consumo de Livros” aponta que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros, levando em consideração os exemplares físicos.

Para esclarecer sobre as novas práticas de consumo e a realidade do mundo da leitura, o Papo Aberto TD, recebeu a bibliotecária, Joimara Lima Santos.

A profissional destaca os benefícios da leitura para a qualidade de vida.

"Ler é exercício cognitivo que nenhum outro meio de informação oferece. Já li alguns textos da neurociência falando da diferença que é assistir um vídeo e ler um livro, quantas áreas do cérebro se movimenta entre ler e assistir e os textos explicam que na leitura as áreas de movimentação são maiores. E sabemos que cérebro é preciso ser exercido e quanto mais melhor, claro. Melhora ainda a concentração e melhorado cada vez mais o hábito. Amplia o vocabulário, melhora a escrita. Pode começar a leitura com assuntos que lhe prende, lhe chama a atenção. Começar é importante", afirma Joimara Lima.

E completa: "Precisamos trabalhar como sociedade na criação de um hábito literário, de uma criação de leitura desde o início com bibliotecas infantis, bibliotecas escolas. Mas para isso há uma necessidade de ter esses espaços. Há uma lei criada em 2012 em que todas as escolas deveriam ter uma biblioteca escolar e um profissional formado em biblioteconomia para auxiliar na formação leitora".

Papo Aberto TD: apresentador Pedro Silva e Joimara Lima

Promoção da leitura

A profissional fala sobre os desafios e oportunidades para a promoção da leitura e da escrita de qualidade no Brasil com o apoio das bibliotecas.

"Estamos discutindo agora biblioteca com um documento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, falando sobre o fortalecimento das bibliotecas públicas em cada estado para que esses espaços trabalham principalmente no fortalecimento da promoção do incentivo da leitura, pois quando estamos falando sobre promoção da leitura não estamos falando apenas de leitura. Ler é meio e não fim. Quando se lê há uma finalidade. E isso contribui para que a pessoa se torne um cidadão em todos os aspectos", disse.

Físico e digital

Os e-books revolucionaram a interação entre leitor e conteúdo, tornando a prática da leitura mais dinâmica e conectada a outras fontes de informação. Quando os livros digitais se popularizaram no Brasil a partir de 2010, muito se discutiu sobre o fim das mídias físicas. Ao Papo Aberto TD, Joimara Lima, acredita na fluidez entre físico e digital.


"Somos de uma geração que não nascemos em um meio digital. Eu flutuo na hibridez. Eu tenho um Kindle, leio no celular, no notebook, mas amo o livro em papel. Gosto do cheiro do livro, do aconchego em pegar o material, sentir. Eu não acredito no fim do livro físico, eu acredito que vamos fazer essa fluidez nessa várias formas de leitura. Somos um país extremamente desigual, tem lugares que livro físico é luxo, isso faz parte do nosso cenário. Somos diversos quanto a população e realidade de vida. Estamos criando gerações que começam a interagir com o livro físico no hábito de leitura e também porque vivemos mundos diferentes”, destaca a bibliotecária.

Durante o Papo Aberto TD, Joimara Lima Santos, falou ainda sobre o futuro das livrarias, da rotina do biblioteconomista e muito mais.

A íntegra do bate-papo você acompanha no videocast e no Spotify Papo Aberto TD - abaixo.

>>> O Teresinadiario.com está no WhatsApp, siga o nosso canal e receba direto as principais notícias. Clique AQUI e faça parte. Com você diariamente em todas as plataformas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login