Uespi realiza curso de inglês com uso de jogos para discentes

No ensino de línguas, essas novas perspectivas tecnológicas de ensino e aprendizagem acompanham essa realidade, incorporando a aprendizagem móvel", destacou a docente orientadora Dra. Maria Eldelita


Uespi realiza curso de inglês com uso de jogos para discentes Informações do curso/Foto: Divulgação

“Gamificação e ensino” é um evento que faz parte da formação continuada, proposta pela Residência Pedagógica, Subprojeto – Letras/Inglês, sob a organização da docente orientadora Dra. Maria Eldelita Franco. O minicurso está agendado para o dia 15 deste mês, das 8h às 11h30, no CCHL-Uespi.

A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Wellington Borges, da UFPI, e terá como objetivo destacar a relevância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, além de promover práticas de jogos para serem aplicadas em sala de aula.

Serão disponibilizadas 35 vagas para residentes e preceptores dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e alunos de letras inglês presencial.

A docente Maria Eldelita explicou que a gamificação, originária do inglês, refere-se à aplicação de elementos de jogos em atividades que não são necessariamente jogos, abrangendo diversas áreas de pesquisa. Tanto a ciência cognitiva quanto os jogos são capazes de criar contextos lúdicos e funcionar através de narrativas, imagens e sons para favorecer o processo de aprendizagem. Essa abordagem pode ser entendida como ação de pensar, assim como quando se está em um jogo, utilizando de sistemas de jogos fora de seu contexto original. Assim, a aprendizagem se torna uma atitude voluntária.

“Na Educação, especificamente no ensino de línguas, essas novas perspectivas tecnológicas de ensino e aprendizagem acompanham essa realidade, incorporando a aprendizagem móvel. Após a pandemia, a gamificação tornou-se ainda mais importante, pois permite inserir o aluno em uma realidade globalizada. Atualmente, essa abordagem tem fundamentado o desenvolvimento de diversas ferramentas voltadas para o ensino de línguas, como o Carrute e o Duolingo. Essas ferramentas estimulam a aprendizagem de línguas na escola através de jogos, oferecendo uma atividade cognitiva e lúdica ao mesmo tempo”, observou a professora.

>>> O Teresinadiario.com está no WhatsApp, siga o nosso canal e receba direto as principais notícias. Clique AQUI e faça parte. Com você diariamente em todas as plataformas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login