Carros em situação de abandono podem trazer riscos a população; saiba quais são

De acordo com a Strans, o órgão não possui dados mas fará uma ação educativa para informar a população sobre o problema


Carros em situação de abandono podem trazer riscos a população; saiba quais são Carro em visível estado de abandono parado na Av. Pedro Freitas, zona sul de Teresina. Fotos: Bruno Paz/Teresina Diário.

Talvez você já tenha passado em locais de Teresina, ou até mesmo perto de sua casa e tenha avistado um carro aparentemente em situação de abandono. Realizando uma breve volta ao redor do seu bairro, talvez seja fácil encontrar algum veículo estacionado e que aparentemente esteja ali há algum tempo. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), o órgão não possui um levantamento ou dados de quantos veículos a capital do Piauí pode ter nas ruas e avenidas da cidade. 


Porém, o cidadão precisa saber que isso pode comprometer a saúde e até a segurança das pessoas que circulam próximas a esses carros. Entre os riscos que um veículo abandonando pode trazer estão: o acúmulo de água em períodos chuvosos o que propicia a criação de pragas, como a dengue; serve de esconderijo para o cometimento de crimes por parte de bandidos; além de gerar transtornos para pedestres.


 


De acordo com a resolução 985 do CONTRAN e a Lei 14.440 de 2022 Art. 279-A: O veículo em estado de abandono ou acidentado poderá ser removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente do Sistema Nacional de Trânsito independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da regulamentação do Contran.


Segundo o agente de trânsito Jhomerito Ribeiro, da Strans, o órgão não possui dados de quantos veículos podem está em situação de abandono em Teresina, mas que será feito um trabalho de educação para conscientizar as pessoas da necessidade de retirada.


Jhomerito Ribeiro, agente de trânsito da Strans. Foto: Bruno Paz/Teresina Diário.


“Embora o Código de Trânsito Brasileiro permita que a Strans faça a remoção dos veículos em estado de abandono, o órgão fará um trabalho de educação em toda a cidade de Teresina e nas mídias sociais para conscientizar aqueles proprietários sobre os riscos que o veículo em estado de abandono pode trazer a segurança e meio ambiente. Após esse período educativo a Strans vai fazer o trabalho de levantamento e remoção dos veículos em estado de abandono em Teresina”, disse Jhomerito Ribeiro.


Mas o que caracteriza um veículo em estado de abandono e o que fazer? 


Os principais sinais que mostram quando um veículo está abandonado é quando ele apresenta: lataria enferrujada, amassada, vidros quebrados, portas e outros componentes do carro retirados. Porém, mesmo não estando com esses sinais, um carro que esteja parado em determinado lugar há muito tempo, também pode ser considerado abandonado.




Ao identificar uma situação como essa, as pessoas devem ligar para a prefeitura do município e informar o caso. A partir daí o setor de transportes responsável em identificar o proprietário do veículo. 


A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (STRANS) disponibiliza o número 3122-7619 para contato. 



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login