Porto de Luís Correia será utilizado para escoamento de minério de ferro extraído em Piripiri

Após a conclusão das obras, o terminal pesqueiro do porto funcionará como canal de acesso para transbordo de cargas para navios de grande port

A garantia do Governo do Piauí de concluir, até dezembro, a dragagem do canal de acesso ao Porto de Luís Correia na área destinada ao terminal pesqueiro atraiu a atenção da empresa de logística internacional Ashley Global e da mineradora Lion Mining sobre a possibilidade de utilizarem a nova estrutura para a exportação do minério de ferro extraído das jazidas em operação no município de Piripiri.

A diretora presidente da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto PI), Cristina Araújo, e o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, conversaram, nessa quinta-feira (1), com os empresários Jader Fernandes, da Lion Mining, e Idemaro Prazeres, da Ashley Global, para alinhar ações efetivas para as exportações futuras. Em seguida, os investidores fizeram uma visita técnica ao local do porto, a bordo de uma embarcação da Marinha do Brasil.


A proposta dos empresários é iniciar as exportações de minérios extraídos das jazidas de Piripiri, utilizando o canal de acesso do terminal pesqueiro, com o transbordo das cargas para um navio de grande porte que ficará ancorado a sete milhas da costa. “Com a retomada das obras portuárias, o Piauí está atraindo empresas que querem investir e a primeira visita é da Ashley Global, que é uma grande operadora logística portuária da Inglaterra, com interesse em ser um dos operadores de um terminal de minérios no Piauí”, explicou Cristina Araújo.

Ainda segundo a presidente da Porto PI, a nova demanda vem reforçar o estímulo do Governo do Estado quanto aos estudos para identificação de um local apropriado para a instalação de um terminal de minérios, numa nova etapa da construção do Complexo Portuário de Luís Correia. “O Governo do Piauí, por meio da Porto PI e outros órgãos da área técnica, está empenhado na apreciação desta nova demanda empresarial na busca de uma solução viável para este novo projeto”, finalizou a gestora.

As obras do porto

A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – Terminal Pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao Rio Igaraçu – foi anunciada para dezembro deste ano, pelo governador Rafael Fonteles durante solenidade de assinatura da ordem de serviços para início das obras, no dia 25 de maio. No total, serão investidos R$ 90 milhões, o maior volume de recursos já aplicados pelo Governo do Estado em obra pública.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login