Ao Entrevista, Franzé Silva fala sobre as ações na Alepi e planos políticos

A entrevista na íntegra você confere na TV Teresina Diário.


Ao Entrevista, Franzé Silva fala sobre as ações na Alepi e planos políticos Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT) - Fotos: Pedro Silva/Teresina Diário

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT) participou do Teresina Diário Entrevista nesta quinta-feira (01/06). Durante o programa que vai ao ar direto do espaço Senses do Gran Hotel Arrey, na zona Leste da capital, o parlamentar falou sobre política partidária, sua possível pré-candidatura à Prefeitura de Teresina, e sobre o desafio de assumir o Legislativo estadual.

Segundo Franzé, o foco da gestão é modernizar os sistemas internos para expandir as ações da Casa por meio da comunicação. "O nosso foco é a modernização. Quero cada vez mais através da informatização aproximar a Assembleia Legislativa da população piauiense. Temos um projeto de modernização que passa pelo Plenário e Plenarinho, e especialmente pelos gabinetes. Queremos que esses gabinetes tenham a partir de agora o nosso sistema legislativo que esteja facilmente acessível à população. Queremos ao final desse mandato que a população de fato saiba quais são as leis e ações que a Assembleia faz no seu dia a dia e que podem melhorar a vida do piauiense. Hoje a forma maior de aproximação da Assembleia com a população é com os seus meios de comunicação: TV Assembleia, a FM e o portal e isso leva para a população de forma resumida, considerando que estamos em canal aberto. Queremos expandir o canal aberto da TV Assembleia para pelo menos oito territórios de desenvolvimento até o final da gestão contemplando o acesso a todos. Outro motivo de modernizar informado foi fazendo as transmissões ao vivo das Comissões, pois proporciona um amplo debate, além de cada parlamentar colocar suas propostas", esclareceu.

Entrevista: apresentadora Lívia Barradas e pres. da Alepi Franzé Silva

O parlamentar destaca uma das bandeiras de atuação que é com as pessoas com deficiência. Na última semana, foi sancionada a Lei Nº 8.048/2023, de sua autoria, que determina que a duração do laudo médico pericial que atesta deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais, de caráter irreversível ou incurável de qualquer natureza terá validade por tempo indeterminado.

"Temos algumas bandeiras, especialmente na defesa das pessoas com deficienais, na questão do incetivo e fortalecimentro da agricultura familiar, como também a politica -para as mulheres e dos negros, e sempre tendo como maior foco a geração de emprego e renda. Ficamos felizes em verificar que medidas nossas hoje são coisas que afetam positivamente a vida das pessoas. Na semana passada, tivemos a sanção de uma lei que trata do laudo permanente, perceber a alegria das famílias que têm filhos com deficiência  após a sanção dessa lei, pois as pessoas não precisavam mais todo ano fazer a renovação do laudo para ter os benefícios. Com essa lei todas as pessoas com deficiência terão uma vez o laudo e nunca mais precisarão renovar isso no Piauí", comemorou.


Em relação à política partidária, Franzé esclarece sobre os petistas e neo-petistas. De acordo com ele, não há petistas raízes ou neo-petistas.

"O PT é um partido que nasceu dentro do embate e cresceu e está crescendo, sempre debate internamente e depois do debate o partido consegue unificar. Não acredito nessas teses que hoje existem petistas raízes ou neo-petistas. Depois que entra no Partido dos Trabalhadores há um só PT. Acredito que é o mesmo que está hoje se articulando, pensando na melhoria das políticas públicas. Pessoas estão chegando, demonstrando engajamento dentro das políticas sociais que sempre defendemos. Essa renovação, essa visão de poder cada vez mais agregar com benefícios e os avanços das políticas públicas são coisas que acreditamos e que fazem a diferença na política e no PT", afirma.


Atualmente, o nome de Franzé Silva é contado para a pré-candidatura à prefeitura de Teresina, ele declara que seu nome está a disposição e destaca o seu diferencial.

"O diferencial para a pré-candidatura é ter o conhecimento da cidade, conhecê-la por dentro. Vim do interior do estado aos cinco anos. Sempre vivi na periferia. O fato de morar em ocupações quando crianças, conhecer a realidade das pessoas que precisam do transporte coletivo, de precisar brigar dentro da escola pública para ter um espaço político e profissional, me faz com que esse acúmulo de conhecimentos e vivências, somados agora a experiências administrativa, possa colocar bastante elementos na hora de fazer a reconstrução dessa cidade que hoje tanto precisa", finalizou.

Ainda durante a participação no Entrevista, o presidente da Alepi falou sobre a agricultura familiar e a boa fase do PT no Piauí e no país. A entrevista na íntegra você confere na TV Teresina Diário.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login