Samu Aéreo completa 10 anos com mais de 1000 atendimentos realizados

O serviço não registrou nenhum óbito durante os deslocamentos de pacientes


Samu Aéreo completa 10 anos com mais de 1000 atendimentos realizados O Samu Aéreo conta hoje com uma equipe multiprofissional que é capacitada para os mais diversos tipos de transportes de pacientes

O Samu Aéreo completa 10 anos de funcionamento nesta quarta, dia 31 de maio. Iniciado em 2013, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência Aéreo já realizou mais de 1000 voos ajudando no atendimento de piauienses que precisavam de um deslocamento mais rápido para chegar a uma das unidades de saúde da rede estadual em Teresina para atendimento especializado. 

O serviço não registrou nenhum óbito durante os deslocamentos de pacientes. De acordo com a coordenação do Samu estadual, ao longo desses 10 anos foram realizados 1.054 atendimentos de excelência nas mais diversas situações - desde o transporte de gestantes de alto risco, politraumatizados e neonatais, até o atendimento de pacientes que sofreram infartos ou acidente vascular cerebral. 

Seguindo um processo de trabalho minucioso e através da regulação, o Samu Aéreo identifica e define quais os pacientes podem ser transportados pela aeronave. Cristiane Rocha, coordenadora do Samu estadual, destaca que são 10 anos de um serviço essencial para garantir uma melhor assistência à população.

“O Samu aéreo nos possibilitou dar a assistência necessária para muitos casos que precisaram de um transporte mais rápido para a capital. Ter a possibilidade de garantir a chegada de um paciente de São Raimundo Nonato, por exemplo, em 1h30 para a assistência médica na capital, é algo importante para salvar inúmeras vidas. Logicamente existem requisitos para que o paciente possa receber esse tipo de atendimento, mas a presença do serviço é de suma importância para a assistência a saúde do nosso estado”, disse a coordenadora.


O SERVIÇO - O Samu Aéreo conta hoje com uma equipe multiprofissional que é capacitada para os mais diversos tipos de transportes de pacientes. Ao ser notificado da necessidade do transporte de um paciente, a equipe prepara a aeronave de acordo com a necessidade da missão que vai acontecer. O alto nível do serviço deve estar presente em todas as etapas da ação, desde a preparação até a chegada na capital para ser encaminhado ao hospital de destino.

Irayldes Cunha é enfermeira e integrante da equipe do Samu Aéreo desde o início do serviço. Ela fala que, apesar de cada missão ter suas próprias características e cuidados, sempre que o serviço é acionado, a equipe em plantão trabalha com o objetivo de levar o melhor atendimento possível para os pacientes.

“O nosso foco é levar um trabalho de excelência a todos que necessitarem do serviço. Havendo uma ocorrência nós analisamos o diagnóstico do paciente e preparamos a aeronave de acordo com o quadro dele, montando os equipamentos que vamos precisar para aquele tipo de transporte. É satisfatório ver ao longo desses anos diversos pacientes que foram atendidos pelo serviço se recuperando, percebemos que somos uma ponte que leva a esperança para diversos pacientes e familiares”, fala a enfermeira.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login