Comissão técnica piauiense participa de evento internacional sobre tecnologia

A 9ª edição da e-Governance Conference acontece na Estônia e contará com a participação de equipe técnica da ATI


Comissão técnica piauiense participa de evento internacional sobre tecnologia Foto: divulgação

O Piauí foi convidado para participar da 9ª edição da e-Governance Conference, que acontecerá entre os dias 28 de maio e 2 de junho, na Estônia, país do leste europeu.

Organizada pela e-Governance Academy e em sua 9ª edição, a e-Governance Conference é o principal evento mundial na área de governança digital, que reúne estrategistas do setor público, tomadores de decisão e implementadores de políticas de tecnologia em organizações públicas e privadas em todo o mundo, e que se encontram para traçar um caminho futuro para a transformação digital.

A comissão piauiense é formada por diretores, técnicos operacionais e jurídico da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), que integrarão o evento por meio da Estônia Hub, empresa estoniana que organiza missões, eventos internacionais e intercâmbios de tecnologia pelo mundo todo.

Durante a e-Governance Conference serão realizadas importantes explanações sobre a tecnologia X-VIA, que está em processo de implantação no Piauí.

“Faremos uma imersão in-loco com a empresa RW3 sobre todos os processos burocráticos que envolvem a execução dessa tecnologia no Piauí, até para conhecermos de perto o que o estado está adquirindo, precisamos acompanhar a prática desses sistemas e processos, verificando se a empresa realmente entregará aquilo que compramos e isso é fundamental, juridicamente falando, para que haja ainda mais transparência nesse contrato de aquisição da tecnologia”, afirmou Francisco Daniel, chefe do setor jurídico da ATI e fiscal do contrato entre o Governo e a X-VIA.

Missão técnica e operacional

A equipe técnica da ATI fará o reconhecimento operacional das ferramentas a serem implantadas no Piauí para a execução do Governo Digital. A tecnologia utilizada no Piauí é a mesma da Estônia. No Brasil ela já está em uso também no estado do Mato Grosso.

“Chamada de X-Road ou X-VIA, essa rede possibilita o compartilhamento de dados entre sistemas de maneira segura, onde cada proprietário dos dados determina quais informações estão disponíveis e quem tem acesso a eles através de padrões de desenvolvimento de software. Existem padrões próprios para esse sistema e é isso que vamos aprender de perto. Além disso, mesmo ao final do contrato com a empresa detentora dessa tecnologia, o Piauí fará a incorporação do código fonte desse sistema. Dessa forma, é preciso que a equipe técnica esteja munida de todo esse conhecimento”, afirmou Wagner Borges, diretor de Transformação Digital da ATI.

Durante a e-Governance Conference também ocorrerão momentos para troca de experiências e aprendizados sobre modelos de negócios na área de tecnologia, voltada para entes públicos e privados.

“A ATI está deixando de ser uma autarquia para se tornar empresa pública e é de suma importância que possamos conhecer modelos de sucesso nessa área para alavancar esse trabalho na ATI”, concluiu José Alves, Diretor Técnico da ATI.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login