PRF resgata pássaros silvestres transportados ilegalmente dentro de ônibus

As aves estavam sob posse de um passageiro, que não possuía nenhum tipo de licença ou registro


PRF resgata pássaros silvestres transportados ilegalmente dentro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou dois pássaros silvestres transportados ilegalmente e autuou um homem por crime ambiental na noite de ontem (23), na BR 230, em Floriano (PI).

Na ocasião, os policiais realizavam fiscalizações de rotina na região, quando abordaram um ônibus de viagem. Durante a abordagem, um dos passageiros, um homem de 63 anos, desceu rapidamente do veículo e informou que iria desembarcar no local. No entanto, a pressa e o anseio do indivíduo em sair antes dos procedimentos de verificação chamou a atenção dos agentes.

Diante disso, a equipe solicitou ao passageiro a abertura de suas malas. Na bagagem, foi encontrada uma gaiola com dois pássaros silvestres da espécie canários da terra. Indagado sobre o exposto, o homem afirmou que havia ganhado as aves de um amigo, em Canto do Buriti (PI), mas que não possuía nenhum tipo de registro ou licença. 

Perante os fatos, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial quando for intimado. Os pássaros foram encaminhados à  Delegacia de Polícia Civil para serem entregues a órgãos ambientais responsáveis posteriormente. 

De acordo com a lei 9.605/1998, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente. O crime é passível a detenção de 6 meses a um ano e multa.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login