Festival de Inverno de Pedro II terá shows, turismo, lazer e negócios

Com o tema “Onde o Ritmo e a Emoção se Encontram”, o evento será realizado de 8 a 11 de junho, com várias atrações locais e nacionais


Festival de Inverno de Pedro II terá shows, turismo, lazer e negócios

O lançamento oficial da 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II ocorreu na tarde desta terça-feira (23), no Palácio de Karnak, em Teresina. Com o tema “Onde o Ritmo e a Emoção se Encontram”, o evento será realizado de 8 a 11 de junho, por meio de parceira do Governo do Estado, Sebrae-PI e Prefeitura de Pedro II. Criado em 2004, o festival faz parte do calendário cultural de eventos do Piauí, sendo considerado o maior festival de inverno gratuito do Norte e Nordeste do Brasil.

As atrações da 17ª edição são artistas locais e nacionais, como Alice Caymmi, Anavitória e Seu Jorge, que se apresentarão na abertura,  dia 8 de junho. No dia 9, a alegria ficará por conta de Top Gun, Lagum e Duda Beat. No dia 10, o festival terá shows de Teófilo, Gilsons e Frejat. No encerramento, dia 11, a Banda Retrô, Flávio Venturini e Chico César vão animar o público.


O governador Rafael Fonteles declarou que existe muita expectativa do Governo, do povo de Pedro II, do Piauí e do Brasil porque é um festival que envolve não apenas grandes espetáculos, que não deixam de ser o chamariz para o evento, mas envolve o artesanato, os pequenos negócios, o ecoturismo, a gastronomia e o clima frio da cidade de Pedro II. “A cidade é acolhedora, a terra da opala, que eu trago sempre aqui na lapela do paletó e divulgo esse nosso bem precioso. Estou muito feliz de poder relançar o Festival de Inverno de Pedro II e pelo que ouvi, vai ser a maior edição de todos os tempos”, pontua o gestor.

O secretário de Estado de Cultura, Carlos Anchieta, disse que a expectativa para esse festival, tanto da população de Pedro II como do povo do Piauí, é a melhor possível, sendo que os estados vizinhos também costumam visitar a cidade piauiense durante as festividades. Ele agradeceu ao governador Rafael Fonteles pela sensibilidade, pelo entendimento desse momento de retomada do festival após a pandemia do Covid-19. “Contamos com atrações de grande porte para um dos maiores festivais, que envolve shows, turismo, lazer e negócios”, frisa Anchieta, ressaltando que a edição deste ano ficará marcada na memória dos participantes.


Já o secretário de Estado de Segurança Pública, Chico Lucas, vai representar o governador Rafael Fonteles na abertura do evento. “Depois de anos sem festival, vamos ter uma festa bonita, com alegria, que é a marca desse grande evento. Ele declarou que a Secretaria de Segurança vai atuar com um centro de comando de operações, será levado reforço tanto no policiamento como também bombeiros militares, policiais civis e uma aeronave para fazer o patrulhamento aéreo”, ressaltou Lucas.

A prefeita da cidade de Pedro II, Betinha Brandão, falou de sua expectativa para o evento. “Nós estamos muito felizes com o retorno do festival, pois foram três anos sem o maior evento cultural do nosso estado. O Festival de Inverno deu certo na cidade de Pedro II porque o povo acolheu, abraçou, o povo gosta de receber. Juntando-se a isso, temos as nossas belezas naturais, as serras, as cachoeiras, o artesanato, a pedra opala, bem como a nossa tendência para a arte de cantar, de tocar e de encantar o povo”, conta a gestora.

Betinha Brandão acredita que este será o maior festival já visto no Piauí, destacando que Pedro II se preparou e está pronta para receber os visitantes com muito carinho e amor. A prefeita estima que um público de 10 mil pessoas participará do evento deste ano, o que vai gerar um incremento na economia, sobretudo, nas áreas da gastronomia, hotelaria, joalheria, e também no turismo.


Confira a programação:


Ações para o festival 


O Governo do Estado tem reunido gestores dos órgãos estaduais, juntamente com a Prefeitura de Pedro II, para alinhar as ações de trabalho para a realização da 17ª edição do Festival de Inverno.


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está preparando uma vasta programação, envolvendo ecoturismo e aventura. Entre as iniciativas da pasta estão a montagem de um posto de informação turística em parceria com a Associação de Guias de Turismo e de Condutores de Visitantes de Pedro II (Acontur); capacitação em primeiros socorros; roteirização com novos atrativos de ecoturismo; práticas de cicloturismo e rapel; folders informativos com toda a programação e como realizar os passeios, dentre outras ações.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizou, no último final de semana, uma vistoria preventiva na cidade de Pedro II, onde foram mapeados os pontos turísticos do município. A visita técnica tem o intuito de garantir a segurança dos visitantes, com a colocação de sinalização de riscos para o Festival de Inverno de Pedro II, o maior evento cultural piauiense do primeiro semestre. Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, foram analisados pontos que poderiam oferecer risco aos populares.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login