Parlamentar defende projeto que cria política de prevenção de riscos climáticos

A proposta defende que o poder público do estado realize o mapeamento das áreas de risco, bem como das moradias situadas nas regiões que se enquadrem nas condições de risco


Parlamentar defende projeto que cria política de prevenção de riscos climáticos Foto: reprodução

Os riscos climáticos e o aumento dos casos de tragédias ambientais ocorridas nos últimos meses em vários estados motivaram o deputado estadual Henrique Pires (MDB) a apresentar um projeto de lei para a criação no Piauí de uma política de prevenção de acidentes, através do mapeamento, zoneamento e levantamento de áreas de risco. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 25/2023 está tramitando na Assembleia Legislativa (Alepi) desde o dia 14 de março e tem como relator o deputado Nerinho (PT).

A proposta defende que o poder público do estado realize o mapeamento das áreas de risco, bem como das moradias situadas nas regiões que se enquadrem nas condições de risco geológico, tecnológico, de ameaça a área de preservação permanente, de ameaça a área de proteção de mananciais.

“O objetivo dessa proposta é fazer com o Governo do Piauí possa ter um banco de dados capaz de dar subsídio aos órgãos na prevenção e nos investimentos necessários para minimizar os riscos, de modo que não tenhamos no futuro tragédias como as que ocorreram no litoral norte de São Paulo, por exemplo”, explica o deputado. Segundo Henrique Pires, que é membro da Comissão Ambiental do MDB nacional, a tendência é que os fenômenos do clima aumentem e com eles os diversos riscos envolvidos para a população.

Um dos pontos defendidos no projeto é que o levantamento demonstre o grau de risco e identifique as moradias e os respectivos residentes existentes nas áreas. Uma comissão de órgãos da gestão estadual com participação da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec), da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Piauí (Seinfra) e de outras deverão utilizar em estudos prévios para determinar os critérios de mapeamento e classificação das áreas.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login