Deputado Fábio Novo fala sobre ações parlamentares e futuro político

Durante o Teresina Diário Entrevista, o parlamentar falou ainda sobre a área da cultura; Confira


Deputado Fábio Novo fala sobre ações parlamentares e futuro político Deputado estadual Fábio Novo (PT) / fotos: Pedro Silva - Teresina Diário

O Teresina Diário Entrevista, recebeu nesta quinta-feira (23), em um dos espaços do Gran Hotel Arrey, na zona Leste da capital, o deputado estadual Fábio Novo (PT). Durante a conversa, o parlamentar destacou sua atuação na área da cultura, ações como deputado e sobre o projeto que cria a Rota das Cachoeiras do Piauí.

O foco da criação da rota, segundo o deputado, é integrar as experiências nas cachoeiras com gastronomia, cultura, artesanato e outras atividades que possam ser realizadas nesses locais. Além disso, deve-se buscar a melhoria na infraestrutura de receptivo de visitantes nesses patrimônios naturais.

Apresentadora Lívia Barradas e deputado Fábio Novo / foto: Pedro Silva-Teresina Diário

"Esse projeto começou quando um grupo de amigos se juntaram para conhecer as cachoeiras do Piauí. Nesse período que mais chove em nosso estado se formam em diversos cantos as cachoeiras e fomos visitá-las. Muitas pessoas não tinham conhecimento e acredito que é preciso todos conhecer. Particularmente visitei mais de 30 cachoeiras em todo o Estado. Daí propus criar esse projeto da "rota das cachoeiras" para que todos conheçam. A matéria está sendo discutida, após aprovação e o Governo sancionar que possamos oferecer uma infraestrutura de forma sustentável para que as pessoas possam usufruir. A proposta ainda oferece várias vertentes para o estado como gastronomia, por exemplo", explica.

A matéria cria a Rota das Cachoeiras do estado integrando mais de 15 cidades com o objetivo de valorizar e utilizar de forma sustentável o patrimônio natural piauiense por meio do ecoturismo.

Cultura

Uma das marcas de Fábio Novo é a cultura. Durante o período em que esteve à frente da Secretaria Estadual de Cultura, várias casas e monumentos culturais em todo o estado foram recuperados, além do crescimento das políticas de incentivo à produção cultural em diversas áreas. Mesmo não atuando como gestor da pasta, ele se mostra muito entusiasmado com os investimentos para este ano que podem chegar a R $200 milhões.

"Quando em 2015, o então governador Wellington Dias transformou a Fundação de Cultura em Secretaria passa a ter uma política pública definida, que além de criar o cargo de calendário foi estabelecido um calendário cultural, uma lei de incentivo para o setor que anualmente lança um edital. É o único edital que é lançado para todo o estado anualmente. Com o apoio desta lei e incentivos do Governo foi possível reformar teatros, museus, biblioteca e enquanto o Piauí crescia nesse setor fazendo com que espaços de culturas fossem criados, outros estados começaram a fechar seus espaços de culturas. Nesse momento o estado está terminando de fazer um edital de R $13 milhões com recursos do estado. Estamos aguardando os recursos da Lei Paulo Gustavo com R $75 milhões e todos os municípios do Piauí vão receber em seus setores culturais. E mais, no segundo semestre a Lei Aldir Blanc 2 com mais R $60 milhões. Este ano para o setor cultural do Piauí estamos falando em algo em torno de R $200 milhões que serão disponibilizados e aí cabem os nossos artistas se organizarem para disputarem os recursos", disse Novo.


Política

Sobre o futuro político, Fábio Novo afirma que seu nome está à disposição para concorrer ao cargo de chefe do executivo municipal em 2024.

"O meu nome está à disposição. Em 2020 fui chamado para uma missão que foi muito difícil. Na época tínhamos o antipetismo muito forte, o bolsonarismo em alta, uma pandemia e o partido resolveu lançar candidatura na capital. Uma eleição muito dura, mas para mim uma das experiências mais agradáveis da minha vida. Exercitei a minha paciência. Experiência muito rica. Conheci Teresina e conheci mais ainda os seus problemas. Acho que é preciso fazer uma discussão não só de nomes, é preciso fazer uma discussão do que se quer para a cidade", finalizou.

A entrevista na íntegra, você confere na TV Teresina Diário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login