Javier Alfaya lança o livro "Arte, Política Cultural e Cidadania" no Poeta e sua Hora Inéditos


Javier Alfaya lança o livro

A edição nº 2 de "O Poeta e sua Hora INÉDITOS" está com a programação pronta e recheada de arte, cultura e prazer para iluminar a todos que comparecerem ao evento, no próximo dia 24 de março, no Espaço Casa Soraya Guimarães, na zona leste de Teresina. Além de música de qualidade, com a estreia de Jardel de Castro e banda com seu show "Pérola Negra", um tributo a Luiz Melodia, a direção e produção desta edição de O Poeta, a cargo de Arimatan Martins e Soraya Guimarães, respectivamente, programou uma noite inesquecível voltada para a diversão, troca de ideias e muito saber. Além de recitais de poesias, haverá dois lançamentos de livros. A entrada social é 1kg de alimento não perecível.

Um deles, é o super esperado lançamento no Piauí de "Arte, Política Cultural e Cidadania", por Javier Alfaya. Diretor de Cultura e presidente da UNE 1980/1982, vereador por quatro mandatos, em Salvador, Bahia, e deputado estadual por duas vezes pelo PC do B, na Bahia, Javier, nascido na Espanha e naturalizado brasileiro, é mestre em Cultura e Desenvolvimento pela UFBA,  arquiteto e fotógrafo. Atualmente é diretor de Cultura da Fundação Mauricio Grabois ( FMG ).

O livro "Arte, Política Cultural e Cidadania", pela Editora Anita Garibaldi e Fundação Mauricio Grabois, nasceu da necessidade de sistematizar experiências e estudos esparsos, idealizado por Javier Alfaya, ao longo de uma rica trajetória e militância cultural.  A obra expressa de maneira muito vívida a diversidade de abordagens que há no seio da militância político cultural pelo país afora, e assim reflete uma gama de temas e abordagens que são apresentadas nos formatos de reportagens, entrevistas e  artigos de caráter mais conceitual, e põe o foco na temática das linguagens artísticas, da identidade nacional brasileira, da gestão pública, da indústria cultural, da cultura comunitária, da paisagem e o desenho urbano, assim como, a mídia digital e suas perspectivas.

Os textos selecionados compõem um material variado e acessível, destinado a um público mais amplo e diverso. Entre os temas e personalidades vale destacar, as abordagens sobre poder e estética; cultura e desenvolvimento; política cultural e cidades; teoria da cultura; filosofia; gestão pública de cultura, além de reportagens e estudos sobre a obra e vida de artistas como Sérgio Ricardo, Jorge Mautner, Tiago de Melo, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Grande Otelo, Adoniran Barbosa, Luiz Gonzaga, Mário de Andrade, Ariano Suassuna; além de abordagens acerca do grafite urbano, a pintura de Portinari, e a literatura de Jorge Amado e de Cervantes.  

O livro é consequência da reflexão e da ação militante sobre a matéria prima que compõe o centro de interesse do autor: a relação entre a ação cultural, as artes, a gestão pública, movimentos sócio culturais e as polêmicas teóricas que se desenvolvem nos terrenos da criação e da disputa de ideias, saberes, estéticas e processos culturais e artísticas, sejam eles de caráter tradicional ou inovadores.

O livro é uma obra para os fazedores de cultura, artistas, agentes públicos, produtores(as) e militância comunitária, para o auxílio do embate que nestes tempos ocorrem de forma brutal, em razão dos retrocessos na gestão pública e da agressividade de conceitos e práticas que atentam diretamente contra os valores democráticos, da liberdade de expressão, da criatividade individual e coletiva, e da realização plena do Brasil como nação avançada, rica, e poderosa no campo das artes e da cultura. "Arte, política cultural e cidadania" é uma obra destinada a públicos diversos, com a pretensão de ser útil ao esforço coletivo, em busca de soluções duradouras democráticas para a sociedade brasileira, e outras tantas paragens, próximas ou distantes.


O outro livro a ser lançado na noite de sexta-feira (24) é "Festa de Pão e Rosas: 100 Anos de Lutas e Poesia" (Fundação Mauricio Grabois) que traz um apanhado de textos que trata dos 100 anos do PC do B no Brasil. O Poeta e sua Hora INÉDITOS tem realização da Navilouca Produção. Produção: Soraya Guimarães. Apoio: Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Armazém Paraíba. Apoio: Siec - Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Piauí.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login