Dr. Hélio cria Projeto de Lei para controle populacional de cães e gatos

O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem o objetivo de promover cirurgias de esterilização em todo o Estado do Piauí.


Dr. Hélio cria Projeto de Lei para controle populacional de cães e gatos

O problema da superpopulação de cães e gatos é uma realidade que envolve tanto a saúde pública quanto o bem-estar animal, que sofrem de maus tratos e passam fome nas ruas, causando também acidentes de trânsito e o aumento de doenças. A esterilização é o procedimento mais seguro e eficaz para resolver esses problemas.

O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem o objetivo de promover cirurgias de esterilização em todo o Estado do Piauí. Vale lembrar que só neste ano, no município de Parnaíba, foram realizadas mais de 500 castrações com o apoio da pet shop Villa Pet.

“Esta ação é muito importante porque o controle de animais de rua evita acidentes, evita que os animais possam estar sofrendo, passando fome, sede”, destaca o deputado estadual do Piauí Dr. Hélio Oliveira, autor do projeto.

A Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) será responsável por executar o Projeto através de unidades móveis de atendimento, os “Castramóveis”, que deverão circular pelo estado do Piauí realizando os procedimentos de esterilização dos animais.

A equipe do Castramóvel desenvolverá material informativo, além de outras ferramentas pedagógicas, para conscientizar a população sobre a vacinação, prevenção de doenças, guarda responsável, necessidades básicas do animal, bem como informações sobre a legislação de maus tratos.

Também serão realizadas palestras educacionais sobre a adoção responsável e os benefícios da castração, além de ações educativas com tutores de animais e professores.

O Estado do Piauí está aberto a parcerias e convênios com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais, universidades, estabelecimentos veterinários e empresas públicas ou privadas para ampliar ainda mais as políticas públicas de controle populacional de animais domésticos e em situação de abandono.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login