Campanha alerta para conscientização sobre importância da doação de medula óssea

O portal Teresina Diário conversou com o coordenador do Redome no Piauí, que fala sobre a necessidade de novos voluntariados.


Campanha alerta para conscientização sobre importância da doação de medula óssea Em Teresina, os interessados podem se encaminhar ao Hemopi / Foto: Pedro Silva / Teresina Diário

O segundo mês do ano é voltado para discussão e conscientização da importância da doação de medula óssea. A equipe do portal Teresina Diário conversou com Oberdan Torres, especialista em banco de sangue e coordena o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) no Piauí, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI). O especialista fala da campanha fevereiro laranja, explica a situação do Piauí nesse cenário e a importância dos voluntários.

Oberdan Torres - Coordenador do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea no Piauí.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é um dos tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres. Há estimativa de que entre os anos de 2020 até o fim de 2022 deveriam ser diagnosticados mais de dez mil casos no Brasil. Um número alto e que preocupa. No Piauí, é positivo o número de pessoas cadastradas no banco de dados para a doação de medula óssea.

"Desde o início do programa Redome do Inca, até hoje temos mais de 100 mil doadores cadastrados, desses, tivemos mais de 150 doações efetivadas de medula óssea. Porém, temos duas dificuldades, a primeira é compatibilidade e a outra são daquelas pessoas já cadastradas, mas que precisam atualizar o dados”, explicou o coordenador.

QUEM PODE DOAR

Para ser doador de medula óssea é necessário ter 18 anos, ter um bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, como HIV e hepatite, além de não possuir um histórico de outras doenças, como câncer, hematológica ou autoimune.

ONDE SE CADASTRAR

Além de Teresina, os interessados em ser um doador de medula óssea podem procurar os hemocentros de Parnaíba, Picos e Floriano. Levar documento oficial com foto, preencher um formulário com todos os dados pessoais.

"Quanto mais doadores agente tem cadastrados, mais chances aquele paciente tem de achar uma medula compatível. Quando não há compatibilidade entre os próprios familiares, então esses pacientes recorrem ao registro nacional dos doadores voluntários de medula óssea", destacou o profissional sobre a importância de ser um voluntário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login