Escola e ortopedistas realizam ação para alertar sobre o peso da mochila escolar

Os alunos da Unidade Escolar Severiano Sousa acompanharam as orientações quanto ao peso do material escolar durante o trajeto entre a casa e a escola


Escola e ortopedistas realizam ação para alertar sobre o peso da mochila escolar A posição também deve ser correta. Ela tem que ficar 5 centímetros acima do nível da cintura

Com o retorno das atividades escolares, muitos pais e estudantes ficam em dúvida na hora de escolher o modelo de mochila escolar que nao afete a coluna das crianças e adolescentes. Pensando nessa situação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), realizou ação promovendo a campanha de orientação para o uso adequado da mochila pelos estudantes.

Os alunos da Unidade Escolar Severiano Sousa, localizada no bairro Acarape, zona norte de Teresina, acompanharam atentos às orientações dos médicos ortopedistas quanto ao peso do material escolar durante o trajeto entre a casa e a escola.

Para os mais de 298  estudantes matriculados no ensino fundamental e médio, a atividade faz parte da Semana Presente 2023, que teve início, nessa segunda-feira (6), e segue até o dia 10 de fevereiro em todas as unidades de ensino, conforme explica a gestora escolar Mayra de Cássia de Lima Carvalho.

“A nossa Semana Presente, momento em que o aluno conhece o funcionamento da escola e as atividades futuras, contou com a parceria dos médicos ortopedistas da SBOT. Foi uma palestra proveitosa para alertar sobre o uso da mochila e, assim, evitar danos à coluna dos estudantes. Acredito que todos terão maior consciência sobre o peso demasiado e farão o uso de todo o  material na forma correta”, enfatizou a gestora.

Marcelo Barbosa Ribeiro, presidente da SBOT no Piauí, e Frederico Araújo, delegado regional da SBOT-PI, demonstraram preocupação com o uso das mochilas escolares, em razão dos casos de deformidades da coluna ocasionadas por excesso de peso nas costas.

“O objetivo é orientar aos estudantes sobre o uso correto das mochilas. Existe um peso ideal para o uso da mochila nas costas, que é de cerca de 10% do peso do estudante. Se esse aluno tiver 50 quilos, a mochila não pode ultrapassar 5 quilos. A posição também deve ser correta. Ela tem que ficar 5 centímetros acima do nível da cintura e, assim, pode-se evitar muitas doenças”, explicou o ortopedista Marcelo Ribeiro.

O médico ortopedista Frederico Araújo alertou para as queixas de dores quanto ao uso e no transporte do material escolar. “Outras consequências estão relacionadas principalmente à postura. Então, ao longo do tempo, esses alunos podem adquirir vícios posturais relacionados a essa sobrecarga de peso e uso inadequado da mochila, podendo apresentar dorso curvo postural, escolioses posturais que podem levar manifestações alterações estéticas, além do problema de dor”, comentou o diretor regional da SBOT.

Semana Presente

A Semana Presente marca as atividades em âmbito escolar e das Gerências Regionais de Educação (GREs) quanto à abertura oficial do ano letivo nas escolas públicas estaduais do Piauí. Segundo Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, todas as escolas fazem o acolhimento dos estudantes com atividades neste início letivo.

“Foi oferecido um cardápio de atividades pedagógicas para as unidades de ensino, olhando tanto para o acolhimento como para a questão socioemocional na Semana Presente. Aqui na Unidade Escolar Severiano Sousa houve a parceria com a SBOT no intuito de orientar os estudantes quanto ao uso das mochilas, então, temos uma semana produtiva e repleta de atividades criativas das escolas”, relatou a gestora.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login