Folia de Momo: Teresina se prepara para o Carnaval 2023

Com uma vasta programação, a capital do Piauí se prepara para levar às ruas o maior Corso do mundo e blocos carnavalescos.


Folia de Momo: Teresina se prepara para o Carnaval 2023 Ednardo Leão, falou ao Entrevista sobre os preparativos do carnaval em THE / fotos: Pedro Silva - Teresina Diário

Após dois anos, a folia de Momo retoma as ruas das cidades e em Teresina, capital do Piauí, não é diferente. Até a semana que compete o maior evento de rua do planeta, os teresinenses tem uma vasta programação. A começar por hoje (3) com a escolha das "majestades" do Carnaval. Além disso, o maior desfile de carros decorados do mundo, segundo o guinness book - o livro dos recordes - e os blocos de rua que vão animar todas as zonas da capital.

O Teresina Diário Entrevista, recebeu na manhã desta sexta-feira (3), o gerente de Programação Cultural da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Ednardo Leão, contou todos os detalhes do período carnavalesco em Teresina.

“A programação começa hoje, com a escolha das 'majestades' do Carnaval com premiações. Na terça a gente continua a programação, com a final do concurso de músicas carnavalescas, no Palácio da Música. Foram selecionadas dez músicas e serão apresentadas nesse evento. Dia 11, o Corso e no Carnaval os blocos de rua”, detalhou o gerente de promoção cultural.


Escolha das majestades 2023

Os representantes da folia de Teresina, serão coroados na noite desta sexta (3). Serão eleitos o Rei e rainha, Rei e rainha da pessoa idosa, Rei e rainha da pessoa com deficiência e ainda a rainha trans.

A festa de escolha das majestades será comandada pelo grupo Piauí Samba Show e acontecerá a partir das 19h, no Iate Clube, localizado na Av. Alameda Parnaíba, no bairro Acarape, na zona Norte da capital. O evento é gratuito.


Corso de Teresina

O evento apresenta na edição 2023 algumas mudanças. O maior desfile de carros fantasiados do mundo tem nova localização, com partida na Avenida Jóquei Clube, no bairro de Fátima, Zona Leste de Teresina, e dispersando na Avenida Dom Severino, também na Zona Leste.

A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves prorrogou o prazo de inscrição de caminhões até hoje (03). Nesta edição, o corso do Zé Pereira de Teresina, acontece no dia 11 de fevereiro (sábado), a partir das 16h, na avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, sendo que a expectativa dos organizadores é que 200 mil foliões passem pelo corredor da folia.

“As inscrições de caminhões para o Corso foram prorrogadas e o percurso alterado. Fizemos um novo planejamento para proporcionar a alegria aos nossos foliões. Serão três palcos e uma surpresa que vamos revelar só no dia”, disse Ednardo Leão.


Blocos de rua

Através de um edital aberto os pequenos e grandes blocos, tiveram a oportunidade aqueles que durante a Folia de Momo, contribuem de forma direta com o enriquecimento cultural local. Com prêmios que variam entre R$ 3 e R$ 15 mil reais, este ano, durante o Carnaval, a cidade de Teresina oferece aos blocos carnavalescos, a sua maior premiação da história.

“Esse ano aumentamos a quantidade de blocos contemplados. Serão 30 blocos. Todas as zonas da cidade terão blocos de rua com segurança, bandas e muita diversão. E amanhã finalizamos mais uma prévia de carnaval que este ano foi até para a zona Rural”, detalhou o gerente.

Esquema de segurança

“Foram realizadas diversas reuniões com as equipes de segurança de Teresina e do Estado para garantir a segurança dos nossos foliões. Além disso, teremos segurança privada para que a diversão seja melhor”, declarou.

A entrevista aconteceu em um dos espaços do Gran Arrey Hotel, localizado na zona Leste de Teresina. A íntegra da entrevista você confere na TV Teresina Diário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login