Índia yanomami morre com desnutrição grave

A informação foi divulgada pela Urihi Associação Yanomami


Índia yanomami morre com desnutrição grave

Morreu, neste domingo (22), a indígena que teve sua foto divulgada para alertar sobre a situação de desnutrição do povo. A informação foi confirmada através de uma nota divulgada pela Urihi Associação Yanomami, que pediu, por razões culturais, que o compartilhamento da imagem seja evitado.

“Gostaríamos de pedir a todos que evitem a partir deste momento o compartilhamento da imagem dela, entendemos a importância de levar ao mundo a situação drástica, mas por questões culturais a sua imagem não poderá mais ser divulgada”, pediu a Yanomami Urihi por meio de seu perfil no Instagram.

A Ministra da Saúde  Nísia Trindade afirmou em entrevista que os yanomamis estão em situação de desassistência e que o garimpo ilegal de ouro na região é a principal causa da crise de saúde que afeta a etnia que, no Brasil, vive entre os estados do Amazonas e de Roraima.

No domingo, o Ministério da Saúde já havia divulgado um link de cadastro para inscrições de novos voluntários que queiram apoiar a Força Nacional do SUS. Os acionamentos têm foco principalmente para serviços em território Yanomami, depois que o governo decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional na região. Acesse aqui o formulário de inscrição.   




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login