Seduc compartilha boas práticas na mediação de conflito e clima escolar

A formação é voltada para as equipes multiprofissionais da Gerências Regionais de Educação


Seduc compartilha boas práticas na mediação de conflito e clima escolar

Os conflitos no ambiente escolar requerem estratégias pedagógicas diversas e um mapeamento de rede protetiva eficaz na resolução de problemas. Os exemplos positivos na mediação de conflitos e novos modelos de atuação são pautas da Formação para Equipes Multiprofissionais da rede estadual de ensino do Piauí. Com o tema “Diálogos sobre educação e a prática profissional: desafios e possibilidades”, a formação, que ocorre de 07 a 09 de dezembro, tem como público-alvo as equipes multiprofissionais da Gerências Regionais de Educação.

O secretário Estadual da Educação, Ellen Gera, destacou o papel prioritário dos profissionais presentes na formação para replicar ideias no cuidado com a saúde emocional e bem-estar da comunidade educacional.

“Muitas vezes pensamos na escola apenas com o currículo, mas na escola tratamos de desenvolvimento humano. Então, precisamos cuidar das pessoas. Ao longo do processo identificamos que era necessário a presença de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, ou seja, da formação de equipes que pudessem trazer metodologias e ciências para dentro da rede e que toque em pautas que vão além da dimensão da área de licenciatura específica. Precisamos lidar com temas complexos, fizemos a composição das GREs e temos hoje um pilar estratégico para enfrentar as situações, mediar os conflitos e permitir que a escola tenha o clima escolar adequado ao processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.

As equipes participantes do encontro são formadas por 113 profissionais nas áreas da Psicologia, Assistência Social e Psicopedagogia, que constroem estratégias para enfrentar o bullying, a violência, a depressão e os conflitos no interior da escola.

Para a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc, Ana Rejane, a formação proposta pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá fortalecer a autonomia da escola, empoderando-a a mediar conflitos.

“Nós tivemos um primeiro momento de formação com as equipes multiprofissionais que agora estão replicando o processo de formação junto aos comitês de cada escola e o grande desafio para o ano de 2023 é consolidar esse trabalho. Nós queremos empoderar a escola para que ela tome conhecimento do que afeta o clima escolar e consiga, de fato, ser capaz de identificar conflitos, mediar situações e, ao mesmo tempo, ajudar no processo de articulação da rede protetiva”, informou.

Clima Escolar e compartilhamento de práticas

Adriana Gonçalves Oliveira, coordenadora de Mediação de Conflitos e Clima Escolar da Seduc, destaca que a programação foi constituída em diversas frentes a serem implementadas no próximo ano.

“A programação envolve as parcerias com a Coordenadoria da Juventude e Justiça restaurativa, relatos de práticas exitosas no atendimento de vulnerabilidades e os procedimentos que devem ser conduzidos diante destas demandas para que se retome o clima escolar. Pensamos trazer as temáticas trabalhadas ao longo do ano que são as vulnerabilidades e fazer com que as equipes tenham mais entendimento da necessidade deste profissional junto à comunidade escolar”, ressaltou.

Paulo Cesar de Moura Luz, psicólogo da 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada no município de Picos, está na formação e compartilhou a experiência de trabalho desde o atendimento clínico à conscientização do fortalecimento de ações nas escolas. “Chegamos à 9ª GRE em 2021 com uma equipe totalmente nova. Tivemos o suporte da UGIE com as técnicas de referência, seminários e formações da equipe multiprofissional para entender qual o contexto das escolas e as situações de intervenção proativa. A priori recorremos ao atendimento clínico e, na sequência, conscientizamos trabalhos com promoção da saúde mental na escola, a mediação de conflito, busca ativa, com apoio do Ministério Público e a criação da rede protetiva para resolução exequível”, comentou.

O psicólogo destaca que o trabalho estratégico tem produzido efeito positivo. “Notamos uma conquista com algumas escolas, pois nós damos o total suporte e, em alguns casos, os gestores já conduziram as distintas demandas com a autonomia para resolução dos conflitos no âmbito escolar e, também, envolvendo os diferentes atores da rede protetiva”, afirmou Paulo César.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login