Governo do Piauí entrega mais uma escola padrão FNDE no norte do estado

Durante a solenidade, a governadora assinou a ordem de serviço para ampliação da escola, com a construção de uma quadra poliesportiva e um bloco administrativo.


Governo do Piauí entrega mais uma escola padrão FNDE no norte do estado Foto: Ascom

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de 650 escolas na rede estadual de ensino, 570 receberam melhorias do ano de 2019 para cá. Até o fim deste ano, devem ser entregues pelo menos mais 30 obras, entre elas novas escolas em Alegrete do Piauí, Buriti dos Lopes e Caraúbas. Neste sábado (26), a governadora Regina Sousa inaugurou, no município de Lagoa Alegre do Piauí, no norte do estado, o novo prédio da Unidade Escolar Elon Machado Moita.

A programação incluiu apresentação de dança e exposição de trabalhos artísticos. Durante a solenidade, a governadora assinou a ordem de serviço para ampliação da escola, com a construção de uma quadra poliesportiva e um bloco administrativo. A obra está orçada em R$ 1,3 milhão.

Os estudantes passam a contar, a partir de agora, com uma escola de Ensino Médio no padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com estrutura física e recursos tecnológicos adequados para fortalecer o ensino e a aprendizagem. “Um espaço aconchegante, amplo, acolhedor, onde os alunos se sintam bem e comecem a criar. A cabeça desses meninos está fervilhando de ideias, pois é só serem estimulados que eles vão colocando coisas boas para fora”, disse Regina Sousa.

O prédio conta com seis salas de aula climatizadas, sala de professores, almoxarifado, secretaria, diretoria, banheiros para alunos e para a área administrativa, cozinha, área de serviço, depósito e subestação de energia.

A obra, executada pela Secretaria de Estado da Educação, recebeu investimentos de R$ 1,4 milhão. “É indiscutível que um bom equipamento de infraestrutura promove também a boa educação. Os estudantes precisam de um espaço digno, acolhedor e com acessibilidade. Os professores também, para fazer um bom trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

A Escola Elon Machado tem 510 estudantes matriculados, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite. Além do ensino regular, tem três turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Antes, os alunos estudavam em um prédio antigo que já não atendia mais às necessidades da unidade de ensino.  Agora, os estudantes dispõem de laboratório de informática e biblioteca. O acervo conta com livros paradidáticos e didáticos, alinhados com a proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Agora temos mais oportunidade para que nossos alunos possam ampliar seus conhecimentos. Eles estão bem mais animados, empolgados com a nova estrutura”, destacou o diretor da escola, Ernesto de Pinho Borges.

Glória Costa, aluna do 1º ano, pretende entrar na universidade em um curso da área de saúde. Os recursos que a nova escola disponibiliza devem facilitar o acesso dela ao ensino superior. “É muito bom ter acesso a livros com conteúdo para gente se preparar para o Enem.  Vou chegar preparada!”, declarou a estudante.

“Esta escola representa muito para esses alunos. Vemos pelos testemunhos de cada um que falou. É a esperança de ter uma escola estruturada, que se concretiza na vida deles”, avaliou a deputada federal Rejane Dias, que participou da inauguração.

“Receber uma escola como esta, no padrão FNDE, que estamos inaugurando, é motivo de alegria, de crescimento para o nosso município e, em especial, para os alunos do ensino médio”, avaliou o prefeito de Lagoa Alegre, Carlos Magno.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login