Seduc entrega certificado para 21 reeducandos da Major César

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Justiça (Sejus)


Seduc entrega certificado para 21 reeducandos da Major César

Nesta terça-feira, 04, 21 reeducandos da Colônia Agrícola Major César, na BR-343 Km 26, no município de Altos, receberam das mãos da governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, os certificados da 3ª edição do Certific Piauí na área de Produtor de Artefatos Pré-moldados de Concreto (SEDUC/PI). A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Justiça (Sejus).     

A governadora falou aos presentes e frisou da Educação e da inclusão dos reeducando no mercado de trabalho. “Fomos questionados sobre o aprendizado que foi adquirido na fábrica de pré-moldados. A certificação, por meio do Certific – Piauí, terá um papel importante na inserção profissional e nos saberes adquiridos das pessoas privadas de liberdade . O que foi prometido foi cumprido. Eles saem daqui com o certificado para comprovar tudo que aprenderam e isso é importante para retornar ao mercado de trabalho”, disse a governadora.    

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, lembra que a Educação tem sido instrumento de transformação e a Seduc abraça as iniciativas para promover a justiça social. “Temos números expressivos desse público de reeducandos nas ações ligadas a Educação como por exemplo, as turmas de Educação de Jovens e Adultos, preparação para o ENCEEJA. O Piauí é o segundo lugar em número de inscritos no Encceja PPL. Somos destaque também no Enem PPL e na preparação para Enem e nas aprovações em vestibulares. Durante todo o ano, os reeducandos participam de revisões realizadas nas 17 penitenciárias do Piauí. O Certific é mais uma parceria entre Seduc e Sejus que chega  para incentivar e contribuir no processo de ressocialização dessas pessoas.”, disse.     


De acordo com o secretário de Justiça, Carlos Edilson, a função da Justiça é promover a reinserção do infrator por meio de políticas que garantam não apenas a punição, mas os meios educativos e capacitação. “Isso fortalece o sistema penitenciário e transforma vidas. Essa é a nossa função como gestor: cuidar do sistema prisional, dando o enfoque de mudança e transformação social. Por mais difícil que seja, nós temos a missão de fazer com que os reeducandos cheguem ao sistema prisional e saiam pessoas melhores”, explicou.  


O Marcus Vinícius, um dos reeducandos beneficiados com o curso de pré-moldados, fala que a iniciativa é importante para todos e que o aprendizado garante oportunidade de uma nova vida fora da prisão.  “Para nós, essa conquista é um privilégio enorme, pois, um dia, sairemos daqui e teremos um futuro para enfrentar. Eu creio muito que Deus vai abençoar os nossos propósitos e, finalmente, mudaremos de vida”, disse Marcus, após agradecer a governadora e as demais Instituições responsáveis pelas oportunidades.   


SEJUS ENTREGA CERTIFICADOS DO PROJETO LEITURA LIVRE 


Durante a solenidade, aconteceu o momento de entrega dos certificados do projeto “Leitura Livre” para 11 reeducandos. “Estamos felizes de poder entregar os certificados do primeiro ciclo do projeto de leitura. A Major César, até então, era uma das únicas penitenciárias que o projeto ainda não tinha sido implantado, mas deu certo e já estamos colhendo os resultados”, explicou Jurema Chaves, diretora de Humanização e reintegração da Sejus.   


Durante o evento, foi inaugurado, também, uma sala para realização das reuniões e atividades do programa Justiça Restaurativa para a Liberdade, executado pela Sejus/PI em parceria com o TJ/PI.


A solenidade contou, também, com a presença do secretário de Educação, Ellen Gera, do secretário de Justiça, Carlos Edilson. Na ocasião, ainda, foram entregues os certificados do projeto “Leitura Livre” e a sala para início das atividades da “Justiça Restaurativa”.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login