Presidente do Instituto Amostragem fala sobre resultados de pesquisas eleitorais

Em estatística, uma amostra é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população que tem a função de representar, na mesma proporção, o universo estatístico.


Presidente do Instituto Amostragem fala sobre resultados de pesquisas eleitorais Foto: Pedro Silva / Teresina Diário

O Teresina Diário Entrevista desta terça-feira (04), recebeu  o presidente do Instituto Amostragem, cientista político, Batista Teles, para falar sobre os resultados das pesquisas feitas durante as Eleições 2022. A entrevista aconteceu em um dos espaços do Gran Hotel Arrey, localizado na zona Leste de Teresina.

"O Instituto Amostragem além das pesquisas quantitativas (as que tem maior visibilidade, por mostrar as intenções de votos), ele trabalha com pesquisas qualitativas (aquelas que exploram o que está por trás dos números, as motivações do eleitorado, como está a imagem do candidato". 


Como funciona as pesquisas:

Em estatística, uma amostra é um conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população que tem a função de representar, na mesma proporção, o universo estatístico. A partir daí, o entrevistador vai percorrer esse território (o do setor censitário) até preencher todas as entrevistas que estavam designadas para ele. 

"As pesquisas são feitas em vários níveis e interesses", disse o presidente. 

Para que a pesquisa esteja correta, a amostra precisa corresponder ao universo dentro de alguns critérios (escolaridade, idade, gênero, etc). Esses critérios são chamados de variáveis.  

Teles completou que as pesquisas de opinião são realizadas por meio de técnicas de amostragem reconhecidas internacionalmente, de modo que a abordagem de apenas uma pequena parcela da população já é suficiente para retratar o todo. 

A apresentadora Lívia Barradas e Batista Teles.

A entrevista completa você acompanha na TV TERESINA DIÁRIO.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login