Desembargador Hilo de Almeida é eleito presidente do Tribunal de Justiça

Também serão empossados, como vice-presidente José Wilson Ferreira e Olímpio Galvão para a Corregedoria-Geral de Justiça.


Desembargador Hilo de Almeida é eleito presidente do Tribunal de Justiça Reprodução/Internet

O desembargador Hilo de Almeida Sousa, foi aclamado durante sessão realizada na manhã desta segunda-feira (03), como presidente do Tribunal de Justiça (TJ-PI) para biênio 2023/2024. 

Ele será empossado em janeiro de 2023. Também serão empossados, como vice-presidente José Wilson Ferreira, Os dois foram aclamados por unanimidade pelos 20 desembargadores da corte. 

Olímpio Galvão foi aclamado para a Corregedoria-Geral de Justiça.

Hilo de Almeida Sousa

Nascido em 11/03/1957, na Fazenda Mocambinho, Mirador-MA, filho de Antônio Alves de Sousa e Cândida de Almeida Sousa (Embora seus pais tenham registrado como natural do Município de Colinas-MA).

Em 1961 sua família mudou-se para Colinas-MA, onde iniciou seus estudos, tendo concluído o Ensino Primário no Grupo Escolar João Pessoa e o Curso Ginasial no Centro Integrado de Educação de Colinas-MA. Em 1973 mudou-se para Teresina, tendo estudado o 2º Grau na Unidade Escolar Zacarias de Góes (Liceu Piauiense) e o Curso de Eletrotécnico na Escola Técnica Federal do Piaui. Nesta ocasião foi acolhido pela Família Gomes Calado, formada pelo casal Vilmar Paiva de Vasconcelos e Deuselita Gomes Calado, onde morou 01 (um) ano e em seguida passou a residir no Centro de Promoção Juvenil do Piauí, dirigido pelo Sacerdote Padre Jaime de Albuquerque Negro Monte.

Estudou ainda o Curso Pedagógico no Instituto de Educação Antônio Freire, este Incompleto. Em 1976, mudou-se para João Pessoa – Paraíba, onde prestou vestibular na Universidade Federal daquele Estado, logrando êxito. Concluiu o Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais na referida Instituição de Ensino em 1980. Concluiu ainda o Curso de Licenciatura Plena em Administração, Contabilidade e Secretariado, além de ter cursado Pedagogia e Filosofia, estes, porém, incompletos, todos pela Universidade Federal da Paraíba.

Ainda na cidade de João Pessoa – Paraíba, exerceu o Magistério lecionando as disciplinas de Direito e Contabilidade no Curso técnico de Contabilidade na escola Técnica Estadual Osvaldo Pessoa. No ano de 1980, retornou a sua terra natal (Maranhão), tendo exercido a advocacia por aproximadamente 04 (quatro) anos, junto a Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Maranhão e Secretaria do Interior do Estado do Maranhão.

Ingressou no Ministério Público do Estado do Piauí em 1983, após prestar Concurso Público de Provas e Títulos, no qual logrou honrosa aprovação em 5º lugar na ordem de classificação. Nesta ocasião foi nomeado Promotor de Justiça Adjunto da 5ª Zona Judiciaria com sede em Campo Maior – PI. Foi titular das Promotorias de Guadalupe, Paulistana, José de Freitas, Piripiri, Teresina (5ª Vara Criminal) e da Curadoria da Infância e Juventude, respondendo ainda pelas Comarcas de Cocal, Parnaíba, José de Freitas, Piripiri e Piracuruca.

Exerceu os cargos de Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude e o de Assessor da Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado do Piauí por aproximadamente 04 (quatro) anos. Promovido Procurador de Justiça, teve atuação nas Câmaras Reunidas Cíveis e Criminais e na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Nomeado para o cargo de Desembargador no dia 16/01/2012, pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí, na vaga do 5º constitucional cabível ao Ministério Público, em substituição a Desembargadora Rosimar Leite Carneiro, por força do seu jubilo em novembro de 2011. Eleito Corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí para o biênio 2019/2020. 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login