Mais de 330 mil brasileiros votarão em trânsito neste domingo

Já em um eventual segundo turno, o pedido foi feito por 314.804 eleitores.


Mais de 330 mil brasileiros votarão em trânsito neste domingo Foto: Ilustração

Neste domingo (02), a Justiça Eleitoral informou que mais de 330 mil cidadãos solicitaram o voto em trânsito no primeiro turno das Eleições 2022. Já em um eventual segundo turno, o pedido foi feito por 314.804 eleitores.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em comparação com as eleições de 2018, os pedidos de voto em trânsito aumentaram 278% em relação ao primeiro turno, onde 87.979 solicitações foram realizadas, e 277% em relação ao segundo, com 83.494 pedidos.

Conforme o TSE, o prazo para requerimento do público geral, alteração ou cancelamento da habilitação para votar em trânsito ou em seção distinta da origem nas eleições deste ano foi concluído em 18 de agosto. Militares, guardas municipais, agentes de trânsito e pessoas convocadas para apoio logístico puderam solicitar em 26 de agosto.

O TSE pontuou que o estado de São Paulo registrou o maior número de pessoas que pediram para votar em trânsito no primeiro turno, registrando 82.393. Desse número, 38.030 paulistas têm planos de votar fora do domicílio eleitoral, mas ainda em São Paulo, que segue sendo o maior colégio eleitoral do Brasil. Já 44.363 eleitores de outros estados solicitaram o direito de voto para São Paulo.

Segundo o Tribunal, a segunda maior movimentação no primeiro turno das eleições ocorrerá no Rio de Janeiro, com 30.916 solicitações de voto em trânsito. Do total, 14.054 cariocas exercerão a opção dentro do próprio estado, e 16.862 em outros estados brasileiros.

Consulta

O TSE informa que para saber o local do voto em trânsito, o leitor deve acessar o Portal do TSE e clicar no link Consulta aos locais de votação para o voto em trânsito, que está localizado em “Locais de Votação”.

Com informações da Agência Brasil.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login