Dia Mundial do Coração traz alerta para o elevado índice de colesterol alto nos brasileiros

De acordo com a SBC, o índice de colesterol alto no país é alarmante e atinge 40% da população adulta e cerca de 20% de crianças e adolescentes.


Dia Mundial do Coração traz alerta para o elevado índice de colesterol alto nos brasileiros Foto: reprodução Freepik

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, data importante para discutir sobre as doenças cardiovasculares, principal causa de morte em todo mundo. No Brasil, a campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que também alerta para uma das principais causas de problemas no coração, o colesterol alto.

De acordo com a SBC, o índice de colesterol alto no país é alarmante e atinge 40% da população adulta e cerca de 20% de crianças e adolescentes. “A dislipidemia, também chamada "colesterol alto" é provocada por vários fatores, incluindo hábitos dietéticos inadequados, obesidade, sedentarismo e predisposição genética. No entanto, algumas doenças endócrinas, como problemas na tireoide (hipotiroidismo) e até mesmo renais podem levar ao aumento do colesterol”, explica o cardiologista da Med Imagem, Antônio Luiz do Nascimento (CRM-PI 7055/ RQE 3515).

O médico ressalta que uma das principais preocupações dos níveis elevados do colesterol é a obstrução ou danos na estrutura das artérias. “O problema no organismo pode desencadear acontecimentos como angina (sensação de pressão no peito), infarto, insuficiência cardíaca, dissecção da aorta (quando a parede da artéria se rompe), acidente vascular cerebral, problemas renais, obstruções das artérias e amputação de membros”, reforça o cardiologista.

Existem dois tipos de colesterol no corpo humano: o LDL, o colesterol ruim, que em alto índice pode causar danos à saúde, e o HDL, o colesterol bom, que protege o coração e ajuda a evitar obstrução das artérias. O grau de colesterol pode ser detectado por meio de exame de sangue e a principal forma de prevenção é manter um estilo de vida saudável. “Tanto para prevenção quanto para o tratamento, hábitos saudáveis com alimentação balanceada e exercício física regular são essenciais. A avaliação médica é fundamental para o diagnóstico precoce e de outras alterações que possam influenciar nas complicações. Em pacientes mais graves é necessário o uso de medicamentos orais ou injetáveis, que reduzem os níveis de colesterol no organismo”, destaca Nascimento.

Adultos e idosos portadores de doenças crônicas como síndrome metabólica, diabetes ou obesidade fazem parte do grupo de risco da doença, mas pessoas jovens também podem sofrer da patologia, por isso, check ups anuais são importantes. “Temos pacientes magros, inclusive crianças que tem colesterol elevado. Isso pode ser causado por outras comorbidades e por alterações metabólicas ou até mesmo genéticas que devem ser examinadas caso a caso”, conclui o cardiologista.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login