Piauí é referência em educação para Moçambique

No Piauí, a equipe da Missão Técnica de Troca de Experiências entre o Brasil e o Moçambique visitará os estúdios do Canal Educação


Piauí é referência em educação para  Moçambique

“Em Moçambique, temos o Piauí como referência em termos de Mediação Tecnológica”, ressaltou Manoel Sibine, líder da Missão Técnica de Troca de Experiências entre o Brasil e Moçambique, durante recepção no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira (19). A governadora do Piauí, Regina Sousa, recebeu a equipe de técnicos da Educação do país africano, que chegaram ao estado para uma série de atividades, reuniões e visitas com o objetivo de conhecer, de perto, as boas práticas em Educação realizadas pelo Piauí.


A missão técnica de Troca de Experiências entre o Brasil e o Moçambique vem sendo desenhado desde março deste ano entre a Secretaria de Estado da Educação e os representantes de Moçambique. 


A governadora Regina Sousa celebrou a troca dos modelos de Educação à Distância e a importância da criação de novas práticas para beneficiar as duas instituições. "É sempre importante que as Instituições compartilhem soluções a partir destas criações de conhecimento. Os representantes de Moçambique deram o relato da sua experiência no Ensino a Distância e, aqui, eles vão conhecer o que temos de melhor na área da tecnologia do ensino, por meio da Mediação Tecnológica, produzida no Canal Educação. A indicação já vem do Banco Mundial e espero que eles aproveitem e levem o melhor do Piauí.", enfatizou a governadora.


No Piauí, a equipe da Missão Técnica de Troca de Experiências entre o Brasil e o Moçambique visitará os estúdios do Canal Educação, turmas de Educação à Distância e os polos da Universidade Aberta do Piauí.


Manoel Sibine, diretor geral do Instituto de Educação Aberta à Distância no Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano em Moçambique, comentou o intercâmbio para a área educativa dos dois países.


"Estamos com uma boa expectativa diante dos resultados que o Piauí vem apresentando e já observados pelo Banco Mundial. O Piauí é referência por expandir a Educação à Distância de forma sustentável com as infraestruturas, equipamentos e o material de aprendizagem digital capaz de ocorrer em tempo real”, pontuou o gestor.


Segundo o líder da missão, em 2018, a Educação Moçambicana introduziu a tecnologia de Ensino à Distância, que passou a ter um espaço equiparado do Ensino Presencial, como modalidade capaz de oferecer Educação de qualidade.


“Vamos tirar ganhos com a nossa presença e repensamos como Moçambique irá alavancar o seu sistema de Educação, sobretudo com a Mediação Tecnológica, tendo a experiência do estado do Piauí. Vamos ingressar com bagagem cheia de conhecimento para oferecer uma educação de qualidade no país”, afirmou o diretor geral, Manoel Sibine.


De abril de 2020 a abril de 2021, de acordo com dados do Google Analytics, o Canal Educação teve 3 milhões e 991 mil visualizações no YouTube, ofertando aulas do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Cursos Técnicos concomitantes ao Ensino Médio, Preparatório Enem, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Pré-Enem Seduc Live e PRO Encceja.


O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, participou da recepção e saudou a troca de informações e desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem em multimídia.


“O Canal Educação é um patrimônio do Piauí. A Mediação Tecnológica segue forte na Rede Estadual levando formação a professores, aulas para outras Redes, inclusive de outros estados. Por meio de parceria com o Banco Mundial, que esteve na implantação dos sistemas, faremos agora o intercâmbio. A Missão terá uma semana cheia, com visitas aos estúdios, que estejam com aulas em paralelo, e as escolas da zona urbana e rural. A nossa expectativa é de aprender a experiência de Moçambique, que já trabalha com Educação à Distância, e compartilhar conceitos para fortalecer a Educação do nosso Piauí”, enfatizou o gestor da Educação do Piauí.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login