“Começamos a temporada de obras significativas em Teresina”, afirma João Henrique

“Pretende-se fazer ponte, uma passarela muito bonita sobre o Rio Poty, eu acho que virão coisas muito interessantes daqui pra frente”, concluiu o secretário.


“Começamos a temporada de obras significativas em Teresina”, afirma João Henrique Secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa. Foto: Pedro Silva/Teresina Diário

A reportagem do Teresina Diário, conversou na manhã desta terça-feira (9), com o secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa. A equipe foi recebida em seu gabinete, após ele participar de uma reunião de alinhamento de obras que serão executadas ao longo do ano na capital.

Durante a entrevista, o secretário realizou um balanço das ações e elencou as principais obras, dentre elas o projeto de rebaixamento da Avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim. João Henrique Sousa destaca a importância e necessidade da obra para Teresina.

“Foi pensado no rebaixamento da Frei Serafim, porque hoje quem passa pela avenida e, principalmente, nas primeiras horas da manhã, ver que os carros quase não conseguem andar. Dessa forma é uma obra importantíssima, uma obra que não é fácil, porque nós começamos a fazer as sondagens agora, e vamos prosseguir neste final de semana e essas sondagens demonstram que sob o solo ali existe uma série de coisas que vão precisar sair”, disse.

Segundo o gestor da pasta, as atividades incluem a execução do serviço de sondagem em quatro pontos do cruzamento.

“As equipes fazem a perfuração do solo e continuarão os trabalhos de topografia, além do levantamento topográfico realizado com drones, que possibilita o mapeamento de grandes áreas em curto espaço de tempo”, detalha.

Além dessa, outras obras estão sendo realizadas na capital. “Quando nós assumimos a gestão, 90% das obras estavam paradas, isso por conta da pandemia. A consequência disso foi que em meados de 2021 o balanço da administração anterior tinha um balanço negativo. Aí começamos um trabalho, recuperou-se a estrutura financeira e o balanço de forma positiva, fez com que conseguíssemos retornar as atividades. Estamos dando reinicio às obras que estavam paralisadas, agora destravada, começamos a temporada de obras significativas em Teresina”, disse João Henrique.

Investimentos

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, na última quinta-feira (4), o contrato para operação de crédito junto ao Banco do Brasil (BB) no valor de R$ 500 milhões. Os recursos serão investidos em ações de diversas áreas da administração, como infraestrutura, saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana. 

“Há uma série de contratos em andamento, mas um deles foi fechado que é esse de 500 milhões, o que permite um portfólio de obras pela cidade. Agora mesmo acabei de sair de uma reunião aonde se discutiu a construção imediata de 112 casas que abrigarão as pessoas que são desalojadas no âmbito da lagoa do norte, nas próximas 72 horas esperamos que ele autorize essa situação”, explicou João Henrique.

Durante a solenidade de assinatura, realizada no Salão Nobre do Palácio da Cidade na presença de parte do secretariado municipal, vereadores e lideranças comunitárias, o prefeito destacou a importância desta iniciativa como forma de viabilizar a execução de obras consideradas fundamentais para a cidade.

“Agradeço a todos aqueles que proporcionaram que este contrato de operação de crédito pudesse acontecer neste dia. São recursos que serão usados na infraestrutura de modo geral, como, por exemplo, para o rebaixamento de construção de um viaduto na Avenida Frei Serafim”, pontuou Dr. Pessoa.

O empréstimo será usado pelo programa “Cidade Integrada com o Povo”, que além das ações já destacadas também financiará projetos sociais. “Faremos com que as pessoas se sintam mais contempladas no sentido de termos mais instrumentos públicos para poderem usar”, frisou o secretário de Planejamento.

“Pretende-se fazer ponte, uma passarela muito bonita sobre o Rio Poty, eu acho que virão coisas muito interessantes daqui pra frente”, concluiu o secretário.



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login