Campanha de Vacinação contra a Polio e Multivacinação inicia hoje (08)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina espera ampliar as coberturas vacinais até o dia 9 de setembro.


Campanha de Vacinação contra a Polio e Multivacinação inicia hoje (08) Agência Brasil


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite eMultivacinação começa nesta segunda-feira (8) nas Unidades Básicas de Saúde(UBS). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina espera ampliar ascoberturas vacinais até o dia 9 de setembro de crianças com idades de 1 ano até4 anos, 11 meses e 29 dias e atualizar a situação vacinal de crianças eadolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacina, em 20 de agosto.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, conclama os paise responsáveis por crianças nas faixas etárias da campanha de vacinação paraprocurarem uma UBS. “Temos toda a estrutura para o atendimento com a aplicaçãodas vacinas. É essencial manter atualizada a carteira de vacinação e prevenirdoenças graves nas crianças”, destaca o gestor.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, destacaque os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenircontra mais de 30 agravos. “As vacinas são muito importantes para assegurar queas crianças tenham saúde”, diz.

“Essa campanha tem como intuito melhorar as nossascoberturas vacinais do município, é uma campanha nacional que está direcionadaa esse público, para que a gente consiga alcançar as nossas coberturas que é emtorno de 90% a 95%”, concluiu Emanuelle.

A FMS reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrerem situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris gravespara que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas àvacinação e mascarem o problema real.

Campanha Nacional de Multivacinação

O Ministério daSaúde lançou neste domingo (7), em São Paulo, a Campanha Nacional de Vacinaçãocontra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a coberturavacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantesprevistos no calendário nacional. 

Cerca de 40 milsalas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para essepúblico.

Para criançasestarão disponíveis os seguintes imunizantes:  Hepatite A e B; Penta(DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite);VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina OralPoliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba);Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana);Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes:HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa eMeningocócica ACWY (conjugada).

Ao participar dolançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que oúltimo caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Segundo ele, a coberturavacinal da população está diminuiu em todo o mundo, principalmente durante operíodo da pandemia de covid-19. O ministro também conclamou as famílias alevarem as crianças para vacinar.

"Peço aos paisque levem seus filhos para as salas de vacinação. É inaceitável que, hoje, noséculo 21, 100 anos depois do esforço extraordinário de Oswaldo Cruz paraintroduzir esses conceitos sanitários no Brasil, nós tenhamos ainda criançascom doenças que podem ser evitáveis por vacina", afirmou.

O ministério esperavacinar cerca de 14.3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantesofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login