• Teresina, 10/08/2022
  • Tempo Hoje: 21° | 21°

Festa do Vaqueiro marca final de semana em Demerval Lobão

A festa faz parte da programação do dia do vaqueiro, realizada no penúltimo dia do Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município.


Festa do Vaqueiro marca final de semana em Demerval Lobão

Foto: Pedro Silva/Teresina Diário

A cidade de Demerval Lobão homenageou por 11 dias e 10 noites, a padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A festa teve inicio no dia 21 e foi encerrada neste domingo (31).

Dentro da programação foi realizado no último sábado (30), um dia de homenagem aos vaqueiros da região. Data forte na cultura do município, que promove um dia inteiro de comemorações.

Ao Teresina Diário, o prefeito do município, Ricardo Moura, falou da alegria e satisfação de participar de mais um festejo.

“É gratificante. É uma satisfação e alegria, é o nosso segundo ano de mandato, ano passado ficamos impedidos para realizar algumas coisas devido à pandemia, mas esse ano sim realizou o festejo de forma concreta com tudo que a população tem direito. Foram 10 dias de renovação da nossa fé, da nossa força e da nossa esperança e claro com orações para fazermos um Demerval Lobão cada vez melhor”, disse o chefe do executivo municipal.

Foto: Pedro Silva/Teresina Diário

O gestor falou ainda da emoção de realizar junto da Paróquia homenagens ao homem do sertão. “Hoje no dia do vaqueiro fizemos uma linda festa, foi muito gratificante poder sentir a população não só de Demerval Lobão, mas de todas as regiões vizinhas participando desse lindo evento e a gente só tem felicidade no coração. Nossos Vaqueiros são símbolos do sertão, da nossa cidade e do Piauí, e a gente fica muito grato, porque eles trazem para nós força, fé e esperança e é isso que nós sempre precisamos”, concluiu.

O secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Lima, um dos organizadores do evento, falou do desafio de pensar a logística do dia do Vaqueiro.

“O dia do vaqueiro, dentro da programação dos festejos da padroeira, é sem dúvidas o momento mais aguardado por todos os demervalenses, e pensar e executar a logística de recepção, apoio e festividades para bem acolher e dar aos nossos vaqueiros o máximo de conforto é um desafio imenso, mas que é feito com muito carinho por toda a nossa equipe que se uniu para juntos prepararmos uma grande festa que superou todas as expectativas de público”, disse o coordenador da pasta.

“O nosso sentimento é de muita gratidão pois conseguimos juntos garantir um lindo dia do Vaqueiro que sem dúvidas ficará para sempre na memória de todos os demervalense e turistas que vieram nos prestigiar”, disse ainda Alexandre Lima.


A programação teve início com um café da manhã na Fazenda São Lucas, seguida de cavalgada até a Igreja Matriz, santa missa do vaqueiro, festa e corrida de cavalos no Prado Carlito do Juca, ao lado da BR-316.

Para o vaqueiro Pedro Gomes, 72 anos, da localidade Chapada do Sono que exerce a profissão de vaqueiro desde os 15 anos, o dia foi festivo e muito gratificante. “O dia de hoje foi muito bom, deste o início com o café e a missa até agora, andei muito a cavalo e estive com meus amigos vaqueiros. A festa foi grande e fazia muitos anos que não tinha o tanto de vaqueiro que tinha hoje comemorando o nosso dia” disse.


Confira a cobertura completa na coluna Fatos e Fotos





LEIA TAMBÉM

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Guia Comercial

Veja nossos Planos

Classificados

Anuncie Grátis

Publicidades

Fale Conosco