Festa do Vaqueiro marca final de semana em Demerval Lobão

A festa faz parte da programação do dia do vaqueiro, realizada no penúltimo dia do Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município.


Festa do Vaqueiro marca final de semana em Demerval Lobão Foto: Pedro Silva/Teresina Diário

A cidade de Demerval Lobão homenageou por 11 dias e 10noites, a padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A festateve inicio no dia 21 e foi encerrada neste domingo (31).

Dentro da programação foi realizado no último sábado (30),um dia de homenagem aos vaqueiros da região. Data forte na cultura domunicípio, que promove um dia inteiro de comemorações.

Ao Teresina Diário, o prefeito do município, Ricardo Moura,falou da alegria e satisfação de participar de mais um festejo.

“É gratificante. É uma satisfação e alegria, é o nossosegundo ano de mandato, ano passado ficamos impedidos para realizar algumas coisasdevido à pandemia, mas esse ano sim realizou o festejo de forma concreta comtudo que a população tem direito. Foram 10 dias de renovação da nossa fé, danossa força e da nossa esperança e claro com orações para fazermos um DemervalLobão cada vez melhor”, disse o chefe do executivo municipal.

Foto: Pedro Silva/Teresina Diário

O gestor falou ainda da emoção de realizar junto da Paróquiahomenagens ao homem do sertão. “Hoje no dia do vaqueiro fizemos uma lindafesta, foi muito gratificante poder sentir a população não só de DemervalLobão, mas de todas as regiões vizinhas participando desse lindo evento e agente só tem felicidade no coração. Nossos Vaqueiros são símbolos do sertão, danossa cidade e do Piauí, e a gente fica muito grato, porque eles trazem paranós força, fé e esperança e é isso que nós sempre precisamos”, concluiu.

O secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Lima, um dosorganizadores do evento, falou do desafio de pensar a logística do dia doVaqueiro.

“O dia do vaqueiro, dentro da programação dos festejos dapadroeira, é sem dúvidas o momento mais aguardado por todos os demervalenses, epensar e executar a logística de recepção, apoio e festividades para bemacolher e dar aos nossos vaqueiros o máximo de conforto é um desafio imenso,mas que é feito com muito carinho por toda a nossa equipe que se uniu parajuntos prepararmos uma grande festa que superou todas as expectativas depúblico”, disse o coordenador da pasta.

“O nosso sentimento é de muita gratidão pois conseguimosjuntos garantir um lindo dia do Vaqueiro que sem dúvidas ficará para sempre namemória de todos os demervalense e turistas que vieram nos prestigiar”, disseainda Alexandre Lima.


A programação teve início com um café da manhã na FazendaSão Lucas, seguida de cavalgada até a Igreja Matriz, santa missa do vaqueiro,festa e corrida de cavalos no Prado Carlito do Juca, ao lado da BR-316.

Para o vaqueiro Pedro Gomes, 72 anos, da localidade Chapadado Sono que exerce a profissão de vaqueiro desde os 15 anos, o dia foi festivoe muito gratificante. “O dia de hoje foi muito bom, deste o início com o café ea missa até agora, andei muito a cavalo e estive com meus amigos vaqueiros. Afesta foi grande e fazia muitos anos que não tinha o tanto de vaqueiro quetinha hoje comemorando o nosso dia” disse.


Confira a cobertura completana coluna Fatos e Fotos





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login