Superlotação dos ônibus e assaltos marcam retorno das aulas presenciais na UFPI em Teresina

Além do transtorno com o transporte público, outro fator que está causando medo nos estudantes e quem se descola pela UPFI são os roubos.


Superlotação dos ônibus e assaltos marcam retorno das aulas presenciais na UFPI em Teresina Divulgação/Redes Sociais

Estudantes e trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) relataram transtornos e horas de espera, devido à superlotação no transporte público de Teresina, com a retomada das aulas presenciais que começaram na segunda-feira (20).

Ao Teresina Diáiro, a estudante de Jornalismo, Cristal Melo, relata que é o seu primeiro contato com a rotina das aulas presenciais e fala da dificuldade de locomoção até a universidade.

“Não tem sido uma experiência tão ruim, mas a dificuldade de fato é a superlotação, ainda mais com a pandemia. Acho que deveria ter mais ônibus, porque é como se estivéssemos em uma lata de sardinha. Teve um dia que eu pensei que iria ser espremida, e quanto mais andava mais entrava gente. Eu acho que deveria ser repensada essas frotas, porque está complicado demais”, disse a estudante.

Aric Leite, também estudante da Universidade, contou que aguardou um ônibus por aproximadamente 3 horas na última segunda (20) e de acordo com ele, no intervalo de tempo, vários veículos passavam já lotados. “O ônibus que eu pego está superlotado, bem lata de sardinha mesmo. Na segunda fiquei mais de 3 horas e não passou, aí tive que ir de uber pra casa. Outros ônibus passaram e nem paravam para os passageiros porque não tinha lugar no veículo.”

De acordo com Eric, a frota diminui causando mais transtornos aos usuários.

“A pior parte pra mim tem sido que não passa mais o único ônibus que passava no bairro da minha casa, simplesmente desapareceu. Por mais que tenha outros que eu pegue em outros bairros, demora muito e está ficando inviável eu me deslocar não só pra UFPI, mas para outros lugares. A gente está vivendo o mesmo problema de antes da pandemia com o Transporte Público, e agora triplicou os problemas, porque diminuiu ainda mais a frota”, disse Eric Medeiros, estudante de Comunicação Social.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) destacou que a frota de ônibus é disponibilizada conforme a quantidade de passageiros que utilizam o transporte. Confira a nota na íntegra:

“O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que a frota de ônibus é disponibilizada, de acordo com a quantidade de passageiros que utilizam o transporte na linha determinada. Com o retorno de alguma atividade na cidade, a Strans realiza os ajustes necessários na oferta de ônibus para atender a necessidade dos usuários.”

Arrastões

Além do transtorno com o transporte público, outro fator que está causando medo nos estudantes e quem se descola pela UPFI são os roubos.

Segundo informações de testemunhas, mais de 30 celulares foram tomados em assalto nas paradas de ônibus da Universidade Federal do Piauí, desde o retorno das aulas presenciais. Conforme relatos dos alunos na segunda-feira (20) foram 10 celulares na parada do Centro de Tecnologia (CT), terça-feira (21) foram 11 na parada do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e 14 no Centro de Ciências da Educação (CCE). 

Print enviado pelos alunos ao Teresina Diário / Foto: Divulgação

Conforme os estudantes, os assaltantes estão se passando por calouros, passam pedindo informações e no momento abordam pedindo o celular. “Eu cheguei na parada do CCHL, eu e mais quatro pessoas, eu peguei meu celular pra mexer e na hora que olhei para o lado vi um cara em uma moto preta vindo em nossa direção por cima da calçada, não deu nem tempo esboçar uma reação e já estava na minha frente. Ele falou que só queria o celular e eu só entreguei, a menina que estava do meu lado também, outras pessoas que estavam lá correram. Depois apareceu um guarda e falamos o que aconteceu, não sabia se ele estava armado, ele só mostrou na calça, mas acho que era uma arma falsa”, disse uma estudante vítima de um dos assaltos.

A equipe de reportagem do Teresina Diário entrou em contato com a assessoria de comunicação da UFPI que lamentou o ocorrido. Confira a nota:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que realizou um planejamento estratégico que abrange todos os setores para garantir o retorno presencial seguro à comunidade acadêmica e que o novo semestre letivo teve início na segunda-feira, dia 20, sem relatos de anormalidades e contratempos.

No que tange à área de segurança, houve reforço das ações da Divisão de Vigilância, com atuação de 186 profissionais, entre vigilantes desarmados e armados, efetivos e terceirizados.

Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus.

Realizou-se, inclusive, ajuste de horários de atuação dos vigilantes para melhor atender às necessidades dos públicos-alvo no retorno presencial.

A Administração Superior da UFPI também solicitou à Polícia Militar rondas mais frequentes na área do campus, colaboração sempre valorizada pela atual gestão da Universidade.

A UFPI lamenta o ocorrido e reforça que continuará atuando em prol da segurança da comunidade acadêmica.


DCE



Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login